Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs abre seu primeiro curso de mestrado, em São Francisco de Paula

Publicação:

1459624809site.jpg
1459624809site.jpg

A sexta-feira (1º) ficou marcada na história da Uergs como o dia da abertura do primeiro Mestrado da Universidade. Professores, estudantes e autoridades se reuniram no auditório da Unidade em São Francisco de Paula para assistir a aula inaugural, ministrada pelo professor da Ufrgs e doutor em Sociologia, Jalcione de Almeida, que falou sobre a interdisciplinaridade em Ambiente e Sustentabilidade.

Com uma proposta interdisciplinar, voltada a profissionais de diversas áreas, as linhas de pesquisa do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade estimularão a produção de trabalhos com aplicabilidade para atender demandas socioambientais. A primeira turma é composta por profissionais das áreas de Administração, Ciências Biológicas, Economia, Engenharia, Geologia, Gestão Ambiental, Química e Veterinária.

“Ao propor um curso interdisciplinar, a ideia era procurar nas diferentes áreas uma possibilidade de aproximação e promoção de um diálogo que discuta as questões socioambientais. Não temos como discutir essas questões de forma isolada ou disciplinar”, diz a coordenadora do curso, Márcia Berreta.

O principal objetivo é formar mestres em nível técnico-científico avançado, aptos a atuarem no diagnóstico, na prevenção, na solução e na gestão integrada de problemas ambientais, com vistas a buscar a manutenção e a melhoria da qualidade socioambiental em âmbito local, regional e nacional.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho, disse que é um orgulho para a Universidade o fato de que seu primeiro mestrado seja profissional. “A Uergs está orientando seu crescimento na pós-graduação, justamente para os problemas reais da área de atuação, trazendo desenvolvimento científico e tecnológico que atenda às verdadeiras e emergentes necessidades da sociedade, fazendo a ponte entre o ambiente acadêmico e o profissional”, disse.

A escolha do local de oferta, São Francisco de Paula, foi motivada pela diversidade de áreas ambientalmente protegidas existentes na região dos Campos de Cima da Serra. “Este primeiro mestrado foi projetado e construído no interior e para o interior do Estado. Um curso intimamente ligado às necessidades e potenciais da região, algo que, inclusive, lhe conferiu grande mérito na avaliação da proposta pela Capes”, destacou o pró-reitor.

O prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampel, mencionou que a administração já conta com a atuação de profissionais e estudantes da Uergs no assessoramento em projetos da gestão municipal, e falou da importância de receber o curso. “É um incremento virtuoso na possibilidade de geração e transmissão de conhecimento a profissionais de diversas áreas que vão ter a oportunidade de um espaço de pesquisa e construção de teses que poderão interferir de forma positiva no desenvolvimento local, regional e nacional”, disse.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, lembrou que a Universidade é um espaço de discussão e de criação de alternativas. “Este é o papel da Universidade e deste mestrado que estamos abrindo hoje, pois é a pesquisa e o debate que nos permitirão superar crises, porque são propostas que buscam melhorar a vida das pessoas”, enfatizou. Ela também destacou a importância das parcerias com outras instituições, e mencionou o apoio que a Universidade recebeu de Prefeituras, Organizações e setores do Governo do Estado para a implantação deste mestrado.

A mesa de abertura do evento também contou com as presenças da vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Eliane Kolchinski, do diretor do Campus Regional II, Rodrigo Koch, do presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec), Daiçon Maciel da Silva, e das diretoras das escolas estaduais que funcionam junto à Unidade, Iracema Teixeira e Rosa Carvalhães. Prestigiaram o evento a secretária municipal de Educação, Ivone Palma, o diretor executivo da Cientec e ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Marc Francois Richter, os pró-reitores da Uergs de Administração, Ismael Ramadam, e de Extensão, Ernane Pfüller, a chefe de Gabiente da Reitoria, Gabriela Dias, a presidente do Corede Hortências, Simone Manfredini Bender, a chefe da Floresta Nacional de são Francisco de Paula (Flona), Edenice Brandão de Souza.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul