Metodologia da Nova Etapa
O que é Análise Final do PDI: é a nova e última etapa para receber contribuições à minuta do PDI 2022-2032.
Quem pode participar: a comunidade universitária da Uergs (discentes, docentes e corpos técnicos e de apoio administrativo).
Como ter acesso à minuta do PDI: os corpos docente, técnico e de apoio administrativo acessam a minuta na pasta PDI 2022-2032, dentro do Banco de Arquivos da Uergs (BAU); o corpo discente recebe via e-mail institucional.
Por que essa etapa foi acrescentada: surgiu da deliberação dos(as) conselheiros(as) dos Conselhos Superior da Universidade (Consun) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), na Sessão Extraordinária Conjunta 249ª e 81ª, de 9 de dezembro de 2021, com o objetivo de oportunizar a comunidade universitária à análise da minuta do PDI e assim contribuir com novas sugestões que possam melhor atender às suas necessidades.
Quem vai organizar essa etapa: é a Comissão Especial para Sistematização da Consulta do PDI, instituída na Sessão Extraordinária Conjunta. É composta por 3 representantes de cada um dos segmentos da comunidade universitária, nomeados pela Portaria nº 001/2022, tendo como presidente o professor Leandro Forel. Contato: comissaoespecialpdi@uergs.edu.br.
Quando essa etapa vai ocorrer: ela iniciou em 3 de janeiro de 2022, a partir da deliberação dos(as) conselheiros(as), e tem até 120 dias para ser concluída. A comunidade universitária já pode consultar a minuta do PDI disponibilizada e se organizar para participar de novas reuniões, conforme proposta da Comissão Especial.
Como é a metodologia da nova etapa: o processo de sistematização das propostas a serem recebidas pela Comissão Especial consiste em 4 fases: 1) Preparação; 2) Debates locais; 3) Debates por segmento, e 4) Sistematização final.
- Preparação: tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre o processo e engajá-la a participar dele. Serão utilizados os canais de comunicação digitais oficiais da Uergs e a realização de reuniões virtuais de mobilização. Ao todo, pretende-se realizar nove dessas reuniões (uma por Campus Regional, uma na Reitoria e uma com representações estudantis), a partir de 14 de março, mediadas pela Comissão.
- Debates Locais: constituída por reuniões com os coletivos e segmentos da Universidade, por organização própria. Esses grupos poderão propor três tipos de alterações à minuta do PDI: 1) Supressiva: para retirar algo do documento; 2) Aditiva: para incluir; 3) Substitutiva: para trocar. As alterações devem ser encaminhadas à Comissão por meio de uma ata.
- Debates: serão realizadas três grandes plenárias com cada segmento que compõe a comunidade acadêmica, previstas para o dia 4 de abril. A Comissão irá submeter, nesta fase, o documento final a partir das contribuições da Fase 2 (Debates Locais), para realizar uma votação das propostas.
- Sistematização Final: a Comissão encaminhará o resultado das plenárias ao Consun, que debaterá as situações que tiverem dissenso, caso ocorram. O prazo final programado para o envio do documento ao Conselho Superior é 25 de abril.
Para que serve a hashtag #PDIUergsEuFaçoParte: ela serve como um buscador de conteúdo ao ser utilizado em postagens nas redes sociais, sejam elas da Uergs ou de perfis pessoais. Sempre que alguém clicar sobre essa hashtag ou buscá-la no Instagram, vai aparecer as publicações realizadas sobre a fase de análise final do PDI até a sua implantação.
Contato da Comissão Especial: comissaoespecialpdi@uergs.edu.br