Cartilha orienta sobre boas práticas no preparo de alimentos para doação
Publicação:
Desde o início de maio, muitas pessoas têm se dedicado a apoiar quem precisou deixar suas casas em razão das enchentes. Esse apoio vem de diversas formas, e uma das principais é a doação de alimentos. Pensando nisso, o curso de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Uergs em Caxias do Sul, lançou uma cartilha com orientações para o preparo de alimentos para doação.
A publicação apresenta uma relação de alimentos mais adequados para doação e o que não pode ser doado. Além de orientar sobre os cuidados que devem ser tomados ao doar ou receber gêneros alimentícios, a cartilha também aborda os cuidados com a água para o consumo humano, ensinando como filtrar a água e como higienizar frutas, verduras e legumes. O material, disponível em pdf, também informa sobre os alimentos que podem ser reaproveitados após o contato com a água de enchente e como as embalagens devem ser higienizadas.
A cartilha foi elaborada pela professora Cláudia Ogeda, doutora em Ciências Biológicas e mestra em Ciência dos Alimentos, e foi revisada por docentes do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Uergs em Caxias do Sul.