Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

À Uergs é concedida Cessão de Uso do Campus Central por 20 anos

A área abriga a Unidade Universitária de Porto Alegre, a Reitoria e a Biblioteca Central.

Publicação:

Foto aérea do complexo de prédios do Campus Central da Uergs, incluindo Reitoria.
O Comitê Gestor de Ativos do Estado, em 9 de agosto, se posicionou a favor da cessão de uso, pelo prazo de 20 anos e de forma não onerosa, em caráter irrevogável e irretratável, da totalidade do imóvel em que a Uergs instalou seu Campus Central.

O Comitê Gestor de Ativos do Estado, em 9 de agosto, se posicionou a favor da cessão de uso, pelo prazo de 20 anos e de forma não onerosa, em caráter irrevogável e irretratável, da totalidade do imóvel em que a Uergs instalou seu Campus Central. Esta cessão, que conta com a interveniência da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) abrange a área localizada à rua Washington Luiz, n.º 675, Centro Histórico, Porto Alegre, proveniente da extinta Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). A partir da manifestação positiva do referido Comitê, aguarda-se pela assinatura do Termo de Cessão de Uso.

A destinação do espaço atualmente ocupado pela Uergs, por longo prazo, viabiliza a consolidação do Campus Central, que contempla a Unidade Universitária, a Reitoria e a Biblioteca Central, e oferece condições adequadas para realização das seis graduações (Letras, Administração Pública, Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, Engenharia de Energia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Controle e Automação), atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão, potencializadas pelos laboratórios de ponta integrantes da estrutura recebida. Além disso, também possibilitou à Uergs encerrar os aluguéis do prédio anterior que abrigava a Reitoria e do Cetaf/CEEE, onde eram ministradas as aulas da Unidade em Porto Alegre, gerando uma redução de despesas de mais de R$ 2 milhões ao ano.  

O novo Campus Central já recebeu as primeiras adaptações de salas de aula e de laboratórios, possibilitando o início do uso por estudantes e empregados(as) já neste semestre, em que foi autorizado o retorno das atividades presenciais na Universidade, depois do período em que atuou em regime emergencial remoto em função da covid-19. Ao todo, cinco salas de aula foram disponibilizadas, sendo que uma se tornará espaço didático com computadores. Estão previstas, ainda para 2022, mais três salas de aula e o espaço para instalação definitiva da Biblioteca Central da Universidade.

Desde julho do ano passado, a Uergs transferiu sua Reitoria para o novo Campus Central, no prédio 4, autorizada a partir de um termo de cessão de uso, em caráter gratuito, com validade de um ano. Nessas mesmas condições, em setembro, a Universidade passou a ocupar uma extensão maior da área, instalando-se em outros prédios. Em novembro, a Uergs recebeu outro espaço anteriormente atribuído à Cientec, no Município de Cachoeirinha (Av. das Indústrias, nº 2.270), onde planeja implantar seu Parque Tecnológico. 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul