4ª Mostra ObservaCampos: Meu Corpo é Terra-Território
-
Data:
até

A 4ª edição é inspirada no tema “Meu Corpo é Terra-Território” e na proposta do feminismo comunitário de Lorena Cabnal, ativista indígena guatemalteca que busca, desde a perspectiva decolonial das Epistemologias do Sul, promover alternativas possíveis a uma vida digna na terra, à superação de desigualdades sociais e regimes de opressão. Trata-se da defesa radical do corpo-terra como forma de ocupar e cuidar do território.
Partindo das experiências das mulheres em suas comunidades, do feminismo comunitário, propõe-se uma Mostra feita por e para mulheres: mulheres da ciência, mulheres da terra, mulheres da luta, mulheres em movimento, mulheres!
Será um evento virtual (com 2 atividades presenciais opcionais) e tem o objetivo de promover a integração e difusão do conhecimento acadêmico-científico construído a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, sobretudo nas Unidades da UERGS, visando priorizar a inserção da comunidade externa ao ambiente Universitário.
Serão realizadas as seguintes ações: Conferências Temáticas; Mostra de Trabalhos Acadêmicos-Científicos (formato resumo simples de ensaios, ações de ensino, pesquisa, extensão, relatos de experiências); Mostra Artístico-Teatral; Sarau e Show de Encerramento. A Mostra de Trabalhos Acadêmicos-Científicos será realizada por meio de 3 Grupos de Trabalho (GT) com as seguintes temáticas: 1) GT Movimentos Sociais, Lutas, Conflitos e Participação Política; 2) Agroecologia, Biodiversidade e Sistemas Agroalimentares; e, 3) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Políticas Públicas.
Financiamento: FAPERGS
Programação detalhada na plataforma: 4mostraobservacampos2022
Redes Sociais: instagram.com/observacampos facebook.com/observacamposs
Coordenadoras da 4ª Mostra ObservaCampos: Patrícia Binkowski (PPGAS/UERGS) e Aline Hernandez (PPGAS/UERGS e PGDR/UFRGS)