Inscrições abertas!
  • Data:
  • Evento online
Imagem comfundo cinza claro. Em destaque, lê-se "1º Painel - A Crise Climática no Rio Grande do Sul em Perspectiva Geo-Psico-Política". Em dois retângulos a foto de uma cidade tomada de água e a foto de pessoas realizando resgates de barco.
O 1º Painel tem o objetivo de propiciar um diagnóstico da grave crise climática que afeta o Rio Grande do Sul.

O 1º Painel: A Crise Climática no Rio Grande do Sul em Perspectiva Geo-Psico-Política é um evento organizado pelo Observatório Clima e Território (OCT) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e o Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) com o objetivo de propiciar um diagnóstico da grave crise climática que afeta o Rio Grande do Sul.

Pretende-se debater os cenários climatológicos, sociais e políticos que originaram a crise, seus momentos críticos e os desafios para o futuro.

Data do evento: 19/08/2024

Modalidade: online, via canal do Youtube eachuspleste.

Público-alvo: comunidade, pesquisadores(as), professores(as), estudantes.

Inscrições:

• Prazo: de 18/07 a 18/08/2024
  • Link para inscrições: formulário
  • Valor: grátis

Carga horária: 8 horas

Certificação: Sim

Programação:

8h30

Mesa de Abertura: Crise Climática, Cidadania e Políticas Públicas. Exposição: com Alessandro Soares da Silva (EACH e IEA-USP), Hervé Théry (IEA-USP), Marcia dos Santos Ramos Berreta (UERGS) e Paulo Henrique Ott (UERGS).

10h

Mesa 1: Antecedentes Climáticos e Sociopolíticos da Crise no Rio Grande do Sul. Exposição:
Daniela Müeller de Lara (UERGS e Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul), Clódis de Oliveira Andrades Filho (UFRGS), Guilherme Garcia de Oliveira (UFRGS e Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia). Mediação: Danilo Pereira Sato (IEA-USP).

12h

Intervalo

13h30

Mesa 2: Crise Climática Gaúcha e seus efeitos imediatos na Cotidianeidade. Exposição: Zenicleia Angelita Deggerone (UERGS), Douglas Cenci (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul), Eliane Maria Kolchinski (UERGS), Denise Castoldi (Sítio Colibri Agroecologia, Município de Encantado no Vale do Taquari, RS). Mediação: Carla Moura de Paulo (IEA-USP).

16h

Mesa 3: Crise Climática, Risco e Políticas Públicas: o amanhã depois dos desastres. Exposição: Mateus Trojan (prefeito de Muçum, Vale do Taquari/RS), Maria do Rosário (deputada federal), Heloisa de Camargo Tozato (Rede CLIMA, Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA e FIOCRUZ). Mediação: Alessandro Soares da Silva (IEA-USP).

18h

Encerramento

Contato: caso seja necessário, entre em contato pelo formulário disponível ao final da página em https://www.even3.com.br/1painel-criseclimatica/

Coordenação: Marcia dos Santos Ramos Berreta (UERGS) e Alessandro Soares da Silva (USP).

Organização: Alessandro Soares da Silva, Carla Moura de Paulo, Cássio Adilio Hoffmann Oliveira, Heloisa de Camargo Tozato, Danilo Pereira Sato, Marcia dos Santos Ramos Berreta, Paulo Henrique Ott.

Links relacionados