Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs aumenta precisão de análises laboratoriais com investimento em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)

Publicação:

Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (o HPLC)
O equipamento é automatizado e toda a programação é realizada pelos(as) pesquisadores(as) via software.

Desde o primeiro semestre deste ano, o Laboratório de Cromatografia da Uergs conta com um equipamento para a realização de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, o HPLC, na sigla em inglês. Essa tecnologia tem sido utilizada em diversas análises para pesquisas e permitido a realização de cursos de extensão no Laboratório. O investimento é uma das estratégias do Projeto Uergs 20+ que recebeu recursos do Programa Avançar RS.

O HPLC é utilizado em estudos que envolvem alimentos, fármacos, pesticidas, fungicidas, efluentes e biocombustíveis, entre outras substâncias. O equipamento é automatizado e toda a programação é realizada pelos(as) pesquisadores(as) via software.

A professora Lilian Hickert tem coordenado diversas pesquisas e um curso de Extensão com o uso do HPLC.
A professora Lilian Hickert tem coordenado diversas pesquisas e um curso de Extensão com o uso do HPLC.

De acordo com a professora Lilian Raquel Hickert, que atua nos cursos da área de Bioenergia na Uergs, a cromatografia líquida permite a análise de substâncias na proporção de microgramas por litro, por exemplo, o que confere alta precisão e aumenta a confiança da pesquisa. “Quanto mais usamos equipamentos de alta precisão, aumentamos a reprodutibilidade das pesquisas, o que contribui significativamente para a qualidade da produção científica da Uergs”, afirma a docente.

Desde que chegou ao Campus Central da Uergs, em Porto Alegre, o equipamento já contribuiu para a realização de trabalhos de conclusão do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e para pesquisas em parceria com a UFRGS e no âmbito do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Unidade em Encantado. De acordo com Lilian, o HPLC também pode ser utilizado em atividades dos cursos de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Agronomia e Gestão Ambiental, ofertados pela Uergs em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. 

A aquisição do equipamento também tem permitido a realização de cursos de extensão voltados a estudantes e profissionais da comunidade externa. Atualmente, está em andamento a segunda turma do curso de extensão Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, coordenado pela professora Lilian. Além de estudantes da Uergs, esse curso tem recebido profissionais da UFRGS, da Corsan e da Universidade La Salle. Há previsão de uma terceira turma ainda neste ano.

Investimento do Uergs 20+ com recursos do Avançar RS

A Uergs adquiriu em abril deste ano os dois equipamentos HPLC com um investimento de R$ 607 mil, oriundo do Programa Avançar RS. A aquisição está prevista no Projeto Estratégico Uergs 20+, na área de Recursos Naturais e Sistemas Alimentares, que busca a criação de soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão dos recursos naturais (biodiversidade, água e solos) e dos sistemas alimentares.

Conteúdos relacionados

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul