Biblioteca Central da Uergs ganha nova sede com mobiliário e ambientes modernos
Prevista no Projeto Estratégico Uergs 20+, a área recebeu investimento do Programa Avançar-RS
Publicação:
![Biblioteca Central](/upload/recortes/202308/17133219_127953_GD.jpeg)
O segundo semestre letivo da Uergs iniciou com uma novidade: a nova sede da Biblioteca Central, localizada no Campus da Universidade em Porto Alegre. Para receber o acervo e a comunidade universitária foi realizada uma reforma em uma área no térreo do Prédio 1 e adquiridos mobiliário e equipamentos novos. O investimento foi de cerca de R$500 mil de recursos provenientes do Programa Avançar-RS destinados à consolidação do Campus Central da Uergs.
A consolidação do Campus Central integra o escopo do Projeto Estratégico Uergs 20+, que reposiciona a Universidade como protagonista em ações inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, a nova sede da Biblioteca Central foi planejada para ser um espaço moderno que dialogue com os conceitos do Projeto Estratégico.
“Além de proporcionar acesso ao acervo bibliográfico dos cursos do Campus Central, a nova Biblioteca Central da Uergs tem o objetivo de ser um espaço de convivência da comunidade universitária”, explica a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uergs, Carina Hentges.
No projeto, elaborado pelo setor de Projetos Especiais da Uergs, foi prevista a organização de ambientes confortáveis e adequados para leitura e estudos individuais ou em grupos. Para isso, além da aquisição de mobiliário específico para acervos de bibliotecas e para leitura e uso de dispositivos eletrônicos, foram montadas salas de estudo com isolamento, acessibilidade, climatização e iluminação adequados.
“Também salta aos olhos a beleza das instalações: todos os que visitam são só elogios, principalmente os usuários que frequentavam antes da pandemia a Biblioteca Central no Campus antigo”, ressalta Carina.
Como a Biblioteca Central sedia a coordenação do Sistema de Bibliotecas, que faz a gestão das bibliotecas das unidades universitárias, também há no novo espaço áreas para o trabalho administrativo das bibliotecárias.
“É importante salientar que as profissionais bibliotecárias lotadas na Biblioteca Central prestam serviços às demais bibliotecas da Universidade, como a catalogação e o processamento técnico dos acervos das unidades sem bibliotecário, empréstimo entre bibliotecas, orientação quanto às normas da ABNT e elaboração de trabalhos acadêmicos, elaboração de fichas catalográficas etc. Assim, atuamos para toda a comunidade universitária da Uergs”, acrescenta a coordenadora.
A Biblioteca Central permanece aberta com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia.
Mais notícias
- Foto colorida. Sobre fundo amarelo, jovem negro, de óculos de grau, sorridente, está em pé, apoiando um notebook com o braço direito.
- Mulher negra sorrindo e segurando cadernos em um corredor.
- formaturas
- Imagem com fundo vermelho. Ao centro, sobre elipse vermelho claro, lê-se INGRESSO SIMPLIFICADO 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de um homem com deficiência visual, um homem indígena e uma mulher negra.