Pesquisa desenvolvida na Uergs sobre o cultivo de nogueira-pecã é tema de livro lançado na 47ª Expointer

Nogueira-pecã.
O Rio Grande do Sul se destaca na produção de nogueira-pecã no país.

Uma pesquisa realizada na Uergs em São Borja tem investigado o potencial do município para o cultivo de nogueira-pecã. Por meio do estudo, coordenado pela professora Roseli Farias, já foi possível identificar que o solo e o clima local são promissores para o cultivo da planta. Esses e outros dados da pesquisa, como o cenário da produção de nogueira-pecã no mundo e no Brasil, mais especificamente na Região Sul do país, são apresentados por Roseli em um livro produzido pela Embrapa que será lançado nesta quinta-feira (29/8), durante a 47ª Expointer.

Roseli se dedica aos estudos sobre o cultivo da nogueira-pecã desde 2018, com projetos de pesquisa e orientações de trabalhos desenvolvidos na Uergs em Cachoeira do Sul, Santana do Livramento e São Borja.  Essas pesquisas são realizadas em parceria com a Embrapa, uma das principais instituições dedicadas ao desenvolvimento da cultura de nogueira-pecã no Brasil. De acordo com Roseli, o Rio Grande do Sul se destaca na produção de nogueira-pecã no país.

Em 2020, a docente do curso de Gestão Ambiental da Uergs iniciou em São Borja uma pesquisa que busca identificar o perfil do cultivo da nogueira-pecã no município, incluindo a identificação e caracterização das áreas potenciais na Região. O estudo, desenvolvido em um pomar comercial de São Borja, avalia as características do ambiente, como temperatura, umidade e clima, o rendimento médio da produção e a qualidade dos frutos. Os parâmetros de qualidade são avaliados no laboratório da Uergs em São Borja.

Os resultados apontam que o município tem potencial para o cultivo da planta. Contudo, são necessárias pesquisas em torno do aperfeiçoamento das técnicas de manejo e da viabilidade econômica da cultura da nogueira-pecã nessa localidade.

O trabalho envolve estudantes da Uergs em São Borja que atuam como bolsistas de pesquisa. O projeto já foi tema de dois trabalhos de conclusão de curso e tem se desdobrado em diversos eventos, como a realização de um Seminário Técnico, em maio do ano passado, sobre a cultura da nogueira-pecã em São Borja.

Todos esses resultados e experiências têm sido apresentados em diferentes eventos de pesquisa, incluindo o Congresso Brasileiro de Agronomia. Em novembro deste ano, Roseli integrará a equipe científica do III Simpósio Sudamericano de Nuez Pecán, que será realizado no Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA) do Uruguai. A docente e uma bolsista, estudante da Uergs em São Borja, apresentarão dois trabalhos no evento.

Lançamento do Livro

O livro Nogueira-pecã: cultivo, benefícios e perspectivas é uma produção da Embrapa que reúne artigos de diversos pesquisadores(as), incluindo Roseli Farias. O lançamento ocorrerá nesta quinta-feira (29/8), às 15h, no Estande da Embrapa na 47ª Expointer.

A obra está disponível para download neste link.

Por: Daiane de Carvalho Madruga