Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs 20+: Suplan elabora proposta de gerenciamento e monitoramento para o Programa

Publicação:

O Monitoramento dos projetos do Uergs 20+ deve iniciar a partir do segundo semestre deste ano.
O Monitoramento dos projetos do Uergs 20+ deve iniciar a partir do segundo semestre deste ano.

A Superintendência de Planejamento (Suplan) da Uergs está estruturando um processo de gerenciamento e monitoramento do Programa Estratégico Uergs 20+. A previsão é de que, até abril deste ano, seja apresentado um diagnóstico inicial com a situação de cada projeto, incluindo metas, beneficiários, cronograma e custos. A intenção é aumentar a transparência e o controle das ações realizadas, especialmente com relação à aplicação dos recursos financeiros e entregas à sociedade.

A metodologia para o monitoramento e gerenciamento do Uergs 20+ foi elaborada com base em estudos sobre ferramentas e técnicas de monitoramento de projetos públicos de grande porte. A estrutura de gerenciamento desenhada para a Uergs considera as especificidades institucionais e culturais da Universidade. A responsável técnica pela metodologia é a administradora Cristina Ostermann, chefe do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) da Uergs, vinculado à Suplan. O trabalho foi realizado em parceria com a coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Estéfani de Deus, também vinculada à Suplan e com o gestor do Uergs 20+, Emir Santos.

Uma das premissas dessa proposta é a definição técnica do Uergs 20+ como um programa e não como um projeto, como vinha sendo chamado desde o seu lançamento em 2020. “Um projeto, por definição, tem um escopo mais limitado e um prazo de conclusão determinado. O Uergs 20+, por sua vez, é um esforço mais amplo e contínuo, que envolve diversas áreas da Universidade e busca transformar a Instituição a longo prazo”, explica Cristina.

Para o gerenciamento do Uergs 20+, serão utilizadas duas ferramentas consolidadas: o Prince 2, método usado para o gerenciamento geral do Programa e de cada projeto que o compõe; e o Scrum, método adotado para trazer mais agilidade e eficiência na execução de tarefas e etapas específicas do Programa ou de algum dos projetos. Além disso, está prevista a organização de uma Estrutura de Governança, composta por um Conselho Gestor e por um Comitê Técnico.

O Conselho Gestor do Uergs 20+ será responsável por decisões estratégicas em nível tático envolvendo o Programa. Esse grupo é composto pelas gestoras responsáveis pela Superintendência de Planejamento e pelas pró-reitorias de Ensino, de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs. Já o Comitê Técnico fará a gestão e o monitoramento do Programa e é composto pelo gestor do Programa, por integrantes da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, além das coordenações de área da Uergs. 

O Monitoramento se refere ao acompanhamento mensal e semestral das ações e projetos que compõem o Programa, e deve ser feito a partir do segundo semestre deste ano. Isso contempla um conjunto de indicadores, cronograma e orçamento a partir de dados fornecidos pelas pessoas que gerenciam cada um dos projetos que compõem a carteira do Uergs 20+.

Por: Daiane de Carvalho Madruga.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul