Uergs celebra instalação da primeria sede própria de sua Reitoria e a retomada do atendimento presencial
Depois de 5 anos em trabalho remoto emergencial, funcionários(as) da Reitoria foram recepcionados(as) com café de boas-vindas.
Publicação:

Esta segunda-feira (5/5) marca o início de uma nova fase na história da Uergs: a conclusão das obras na primeira sede própria da Reitoria da Universidade e a retomada do trabalho presencial dos(as) empregados(as) lotados(as) no local. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia de acolhida às pessoas que trabalham na Reitoria. O momento foi de comemoração pela conquista do espaço e de integração de colegas que não se encontravam desde o início da pandemia, em março de 2020.
A Reitoria da Uergs está instalada no Prédio 4 do Campus Central da Universidade, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. O imóvel, que pertencia à extinta Cientec, foi entregue à Uergs em julho de 2021 pelo Governo do Estado. Desde então, todo o espaço ocupado pelo Campus, que também inclui a Biblioteca Central e a Unidade Universitária em Porto Alegre, está passando por reformas para se adequar às necessidades da Uergs.
Até o início da pandemia de Covid-19, a Reitoria funcionava em um prédio alugado, também no Centro da Capital. Uma das primeiras medidas adotadas pela Uergs para a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus em 2020 foi decretar o Trabalho Remoto Emergencial em toda a Universidade, o que incluiu também as unidades universitárias no interior do estado. Para os(as) empregados lotados(as) na Reitoria, essa determinação perdurou até que a reforma para adequação do Prédio 4 fosse concluída.
Agora, os(as) funcionários(as) do quadro técnico e de apoio administrativo de toda a Universidade podem optar pelo teletrabalho integral ou parcial, desde que o atendimento presencial nos setores da Reitoria e nas unidades universitárias não seja prejudicado. A Universidade conta com 429 funcionários(as), incluindo docentes e o quadro técnico e de apoio administrativo. Destes, cerca de 100 atuam na Reitoria.
Além dos gabinetes do reitor e da vice-reitora, estão instalados na Reitoria os seguintes setores: Assessoria de Comunicação; Chefia de Gabinete; Procuradoria Jurídica; Pró-Reitorias de Administração, de Ensino, de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação com seus respectivos setores; Superintendências de Informática e de Planejamento.
Acolhida e integração
No início da manhã, funcionários(as) que trabalham na Reitoria da Uergs começaram a chegar no Prédio 4 para o café da manhã de acolhida e integração. A programação iniciou com a apresentação dos nomes das pessoas que integram a gestão 2024-2028 ao lado do reitor, Leonardo Beroldt, e da vice-reitora e superintendente de Planejamento, Rochele Santaiana: a pró-reitora de Ensino, Percila Almeida; a pró-reitora de Extensão, Betina Bitencourt; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lilian Hickert; e o pró-reitor de Administração, Gabriel Cunha.
As boas-vindas oficiais foram dadas pela vice-reitora da Uergs. O reitor Leonardo não pode participar do evento por motivos de saúde. Rochele recordou os percalços enfrentados pela Universidade, desde a pandemia até os transtornos causados pela enchente que alagou o Campus e as reformas e reparos necessários até que se chegasse a esse momento. “Diante de tudo isso, sabemos que a Universidade só funcionou esse tempo todo por causa de cada uma e de cada um de vocês”, disse.
A vice-reitora também falou da alegria de retormar o trabalho presencial nesse espaço, que é a primeira sede própria da Reitoria da Universidade, e ressaltou a importância da presença das pessoas. “Um prédio é só um prédio, mas são vocês, que trabalham aqui, que vão ocupar e edificar este lugar. Que, após superados os transtornos causados pela enchente, possamos inundar esse espaço agora com a força de trabalho, de boa vontade, de competência e de responsabilidade que vocês sempre tiveram. É isso que vai edificar este espaço da Reitoria”, concluiu.
Na sequência, o pró-reitor de Administração, Gabriel da Cunha, também falou sobre o esforço para a realização da obra de adequação às necessidades da Universidade e dos desafios enfrentados após a enchente que alagou o Campus. Gabriel também falou sobre a importância de ter as pessoas trabalhando no Campus. “Trabalhar no Campus da Uergs e se juntar a estudantes e professores que já estão aqui é uma consolidação de algo que a Uergs buscava há bastante tempo. Um campus sem pessoas trabalhando e sem estudantes é um só um prédio, sem vida. Estar neste espaço é o exercício que faz deste lugar o Campus de uma Universidade.
A diretora do departamento de Recursos Humanos da Universidade (DRH), Márcia Gomes, falou sobre a alegria do reencontro e sobre as ações voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento das pessoas que trabalham na Uergs. O DRH está organizando a 2ª Jornada de Capacitação, que acontecerá nos dias 13 e 15 de maio e terá como tema a Sustentabilidade. A equipe também promove ações como colóquios e atendimento psicológico individualizado com o apoio do Núcleo de Práticas e Psicologia Organizacional e do Trabalho, da Faculdade de Psicologia São Francisco de Assis. Essas ações continuarão ocorrendo de forma remota para atender às necessidades de toda a Universidade.
Após as falas oficiais, foi aberto espaço para que as demais pessoas que participaram do evento pudessem se manifestar.
Por fim, foi realizada a entrega de um kit, com uma caneca, um bom bom e um sachê de chá, para dar as boas-vindas às pessoas que estão retornando ao trabalho presencial após cinco anos sem uma sede para a Reitoria.
Obra na Reitoria
O processo de reforma do Prédio 4 sofreu diversos contratempos que atrasaram o retorno ao trabalho presencial na Reitoria. A primeira licitação da obra ocorreu em 2022, mas a empresa vencedora foi declarada inabilitada para a contração. Na sequência, a próxima licitação não recebeu propostas de empresas interessadas em realizar os serviços.
Por fim, após três processos licitatórios, as obras tiveram início em outubro de 2023. Para adequar os espaços, foi necessário fazer a troca da cobertura; a reforma e troca de portas e janelas; a redistribuição de espaços internos; a instalação de pisos, rodapés, soleiras, revestimentos, pinturas e de rede elétrica para climatização e iluminação; a instalação de sanitários e de um elevador para pessoas com deficiência; a contratação de Plano de Prevenção contra Incêndio; e a recuperação do reservatório de água e da rede hidrossanitária.
Além disso, paralelamente, a obra incluiu os serviços prestados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), responsável pela instalação do Centro de Processamento de Dados (CPD) e das respectivas redes elétrica e lógica.
A enchente de maio do ano passado, que atingiu também a área do Campus Central, causou danos ao que já estava sendo feito. Com os alagamentos, foi necessário substituir divisórias e pisos que já estavam prontos e reformar as redes elétrica e lógica, que agora estão instaladas a uma altura de cerca de um metro do chão para evitar novos danos decorrentes de possíveis enchentes. Além disso, foi necessário fazer uma reforma completa no CPD da Universidade, incluindo a aquisição de novos equipamentos e a transferência para o segundo piso do prédio da Reitoria. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2,9 milhões na obra.
Mais notícias
- Foto de uma pessoa em pé sobre um palco, palestrando apoiado em um púlpito. À sua esquerda, há um painel com o título da palestra em Inglês “Public Policies for Organic Agriculture in Brazil”, informações sobre o palestrante e o logotipo da Uergs. .
- Foto de uma sala de aula onde estudantes estão organizados(as) em grupos em mesas redondas. Em primeiro plano um grupo de jovens que sorriem e interagem.
- Uergs participa do South Summit Brasil desde a primeira edição, em 2022.
- Foto colorida, vista de cima, de quatro estudantes estudando ao redor de uma mesa branca, com cadernos e um notebook.