Iniciativa da Uergs em Santana do Livramento arrecada mais de 10 toneladas de donativos para vítimas das enchentes

O Projeto “Livramento pelo RS” também apoiou famílias que retornaram ao município depois de serem atingidas pela enchente.

Doações foram arrecadadas em Santana do Livramento e no Uruguai.

A Uergs em Santana do Livramento encerrou, na sexta-feira (5/7), as ações do Projeto “Livramento pelo RS”, que arrecadou doações para as pessoas atingidas pelas enchentes de maio e acolheu famílias que voltaram ao município após perderem suas casas em outras regiões do estado. A iniciativa mobilizou aproximadamente 250 pessoas voluntárias ligadas a diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e do Uruguai, além da comunidade em geral. Ao todo, foram arrecadadas cerca de 12 toneladas de doações destinadas a famílias de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

O trabalho começou com a busca de instituições parceiras e a unidade da Uergs na Região da Fronteira Oeste se articulou com os campi locais da Unipampa e do IFSul. Em seguida, três instituições uruguaias se somaram à iniciativa: a Universidad de La República Uruguay ( Udelar), a Dirección General de Educación Técnico Profesional (UTU) e a Universidad Tecnológica del  Uruguay (UTEC). Também se juntaram ao projeto a UFSM e a FURG.

Essas IES contribuíram com voluntariado e com a disponibilização de meios de transporte e de pontos de coleta e triagem de doações. A organização do trabalho incluiu a montagem de comissões, reuniões virtuais de alinhamento e o lançamento de uma página no Instagram para a divulgação das ações. Além disso, foram estabelecidas outras parcerias em Santana do Livramento e em Rivera, no Uruguai, para a abertura de pontos de coleta de doações e para o transporte dos donativos até as regiões atingidas.

Com essa mobilização, foram arrecadadas roupas, cobertores, alimentos e materiais de higiene e limpeza. Oito cargas desses donativos foram coletadas, organizadas e encaminhadas à Canoas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Rio Grande, Santa Maria, Lajeado e outras cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além disso, foram organizadas campanhas específicas para atender famílias de Santana do Livramento que estavam residindo em regiões atingidas pelas chuvas, chamadas pelo projeto de “Famílias Amigas”.

Famílias Amigas

Com o retorno das aulas nas IES, a ação entrou em uma nova fase: a acolhida e acompanhamento das chamadas “Famílias Amigas”. Essas famílias são compostas por pessoas de Santana do Livramento que estavam morando em locais atingidos pelas enchentes e agora retornaram à cidade da Fronteira após perderem suas casas.

Ao todo, cinco famílias foram acompanhadas. De acordo com as coordenadoras do projeto “Livramento pelo RS”, as professoras da Uergs Cassiane da Costa e Biane de Castro, a relação com essas famílias foi pautada na escuta e no atendimento das necessidades de cada grupo familiar. A partir disso, o apoio a essas famílias veio de diferentes formas, desde a doação de  itens básicos de alimentação, higiene e vestimenta, até a realização de campanhas para arrecadação de materiais de construção e de móveis e eletrodomésticos, entre outras iniciativas.

As famílias atendidas pelo projeto receberam apoio para a inclusão nos programas dos governos Federal e Estadual para habitação e para auxílio financeiro às vítimas das enchentes. Além disso, foram organizados currículos e entregues em agências de empregos, e foi prestado apoio a uma família que decidiu empreender com a produção de lanches. As ações também incluíram assistência médica e psicológica às Famílias Amigas, por meio de parceria com voluntários, e o Projeto auxiliou no encaminhamento à rede pública de saúde e de ensino.