Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Em reunião com a Sict, gestão da Uergs apresenta resultados dos projetos estratégicos e solicita reposição de pessoal

Publicação:

Reunião na Sict
Reunião ocorreu na sede da Sict, com gestores da Secretaria e da Uergs.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), Simone Stülp, recebeu o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e a equipe de gestão na segunda-feira (30/09). O principal objetivo do encontro foi apresentar dados atualizados sobre a Universidade e discutir a execução dos projetos estratégicos Uergs 20+ e Uergs Digital, além de ratificar a solicitação pela reposição no quadro de funcionários(as) da Universidade. 

Apresentação de dados e resultados das ações da Uergs.
Apresentação de dados e resultados das ações da Uergs.

Essa foi a primeira reunião da gestão de Beroldt e Rochele Santaiana, vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, com a secretária da pasta à qual a Universidade é vinculada. Também participaram as pró-reitoras de Extensão, Betina Bitencourt, e de Ensino, Percila de Almeida, e a coordenadora de Pesquisa, Bárbara Clasen, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Da Sict, participaram o diretor geral, Sandro Kirst, e a diretora de Gestão da Inovação, Paola Schaeffer.

Entre os dados apresentados à secretária estão os desdobramentos do Projeto Estratégico Uergs 20+, composto por 70 projetos agrupados em três áreas estratégicas: energia e mobilidade; recursos naturais e sistemas alimentares; espaços digitais e sistemas produtivos. 

Pesquisa de Sensoriamento Remoto, desenvolvida no curso de Engenharia de Computação.
Pesquisa de Sensoriamento Remoto, desenvolvida no curso de Engenharia de Computação.

Esse escopo inclui oito cursos de especialização e três cursos de graduação, além de projetos de pesquisa e de extensão. Também possibilita a realização de consultorias e prestação de serviços. O Uergs 20+ foi implantado na Uergs em 2021 e abrange o Campus Central, em Porto Alegre, e as unidades universitárias no interior do estado.

O grupo também apresentou à secretária dados dos projetos estratégicos espaço empresa maker e incubadoras tecnosociais. O primeiro é um espaço de inovação para a construção de sistemas automatizados de manufatura. O segundo, apoia o empreendedorismo e facilita a transferência de tecnologia, ajudando a desenvolver startups e projetos sociais e criando um ambiente colaborativo entre a universidade, empresas e setores produtivos.

Outro ponto da pauta foram as ações da comunidade universitária durante a calamidade pública decretada em razão das enchentes de maio deste ano. Ao todo, foram registradas 205 ações protagonizadas por estudantes e por funcionários(as) tanto do corpo docente quanto do quadro técnico e de apoio administrativo. Nesse período, a Uergs também lançou o Observatório do Clima e Território, com o objetivo de monitorar e analisar as mudanças climáticas e seus impactos sociais, para contribuir de forma científica e estratégica no enfrentamento da crise climática.

Além disso, a gestão da Uergs destacou a participação da Universidade em três projetos estratégicos da Sict: Ecossistemas de Inovação, Educar para Inovar; e Observatório da Inovação. A Uergs também atua no Inova RS em diferentes regiões do estado.

Para o reitor, esse foi um momento muito importante para o alinhamento de estratégias e apresentação de resultados, além de solicitar os recursos necessários para o pleno desenvolvimento das atividades da Universidade. “É imprescindível que a Universidade mantenha um diálogo constante com a Sict. A autonomia universitária não isenta a Uergs da responsabilidade de demonstrar sua relevância para o Estado, que, por sua vez, é seu principal mantenedor”, declarou.

Por: Daiane de Carvalho Madruga

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul