Uergs obtém autorização para abertura de dois mestrados nas áreas de alimentos e formação docente
Publicação:
A Uergs obteve nesta sexta-feira (5) aprovação para a oferta de dois mestrados profissionais: um em Ciência e Tecnologia de Alimentos, na Unidade em Encantado, e outro em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, na Unidade em Guaíba.
Atualmente, a Uergs oferece dois mestrados, em Educação (em Osório) e em Ambiente e Sustentabilidade (em São Francisco de Paula). Em setembro deste ano, a Universidade recebeu autorização para abertura do Mestrado Acadêmico em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica, em parceria com a Fundação Zoobotânica (FZB).
“A Uergs realmente se coloca em um patamar diferenciado, se equiparando a universidades mais experientes na submissão de tais projetos. Com a aprovação de três mestrados, a Uergs mostra o amadurecimento da instituição e o excelente quadro de docentes que possui se considerarmos o baixo percentual de aprovação pela Capes em novas propostas de mestrado em todo país”, observa a coordenadora de pós-graduação da Uergs, Débora Matos.
A escolha da unidade em Encantado para a oferta do curso de especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos se dá em função de que é uma região de tradição agroindustrial. A Uergs já oferece na unidade, localizada na Região do Vale do Taquari, os cursos de bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e o Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria.
Com esse Mestrado, a Universidade pretende continuar voltada ao atendimento das demandas regionais e promover um avanço na área de ciência de alimentos, por meio de atividades de pesquisa, intervenção e extensão.
O Mestrado em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática é fruto da experiência com o curso de especialização em Educação em Engenharia, em Ciências Exatas e Matemática, aberto na Uergs em 2016, somada à existência do Grupo de Pesquisa em Educação em Engenharia e em Ciências Exatas (GPEECE) e ao desenvolvimento de pesquisas em colaboração com instituições internacionais, além da execução de projetos de extensão em parceria com escolas de ensino básico são os pilares de sustentação da proposta do Mestrado Profissional.
De acordo com os proponentes, a intenção é que o Mestrado tenha como foco a formação docente que priorize a sala de aula e os processos de ensino e aprendizagem como objeto de pesquisa para reflexão e proposição de novas metodologias. Os professores destacam ainda que a proposta atende a demandas profissionais pouco atendidas pelos programas tradicionais e pretende problematizar o uso da tecnologia, além de estabelecer uma visão crítica sobre os processos pedagógicos e suas implicações em cursos de natureza técnica.
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.