Proposta de Mestrado gera artigo publicado no International Journal of Engineering Education
Publicação:
Um artigo escrito por professores da Uergs sobre a proposta do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Educação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas foi publicado recentemente no International Journal of Engineering Education (IJEE), um periódico com Qualis A 1 (o mais elevado) na Capes. O artigo apresenta as experiências e iniciativas do Grupo de Pesquisa em Educação em Engenharia e em Ciências Exatas (GPEECE) que embasam a proposta de um Mestrado Profissional enviada à Capes no início deste ano.
Os professores Fabrícia Santos, Luciano Andreatta da Costa e Tânia Cabral, autores do artigo, compõem o GPEECE, que se dedica à pesquisa e iniciativas em torno da Educação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM). O grupo foi o responsável pela concepção, elaboração e aprovação do curso de especialização em Educação em Engenharia, em Ciências Exatas e Matemática, ofertado pela Uergs em 2016, com o objetivo de habilitar os profissionais que não possuem formação em licenciatura para a atuação como docentes, além de qualificá-los para a pesquisa aplicada em ensino na área de Ciências, Tecnologias e Engenharia.
A experiência com o curso de especialização, somada à existência do Grupo de Pesquisa e ao desenvolvimento de pesquisas em colaboração com instituições internacionais, além da execução de projetos de extensão em parceria com escolas de ensino básico são os pilares de sustentação da proposta do Mestrado Profissional.
Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Educação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas
A intenção é vincular ao Programa um Mestrado Profissional a ser oferecido na Unidade da Uergs em Guaíba, onde é ofertado o curso de Engenharia de Computação e onde ocorre o Seminário do GPEECE.
De acordo com os proponentes, a intenção é que o Mestrado tenha como foco a formação docente que priorize a sala de aula e os processos de ensino e aprendizagem como objeto de pesquisa para reflexão e proposição de novas metodologias.
Os professores destacam ainda que a proposta atende a demandas profissionais pouco atendidas pelos programas tradicionais. “Mais do que estar em consonância com as demandas contemporâneas de formação em CTEM, esta proposta tem a intenção de problematizar o uso da tecnologia, estabelecer uma visão crítica sobre os processos pedagógicos e suas implicações em cursos de natureza técnica, potencializar epistemologias interacionistas e ativas”, dizem os autores.
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.