Uergs está entre as instituições brasileiras certificadas com o Selo ODS Educação 2024
Publicação:
A Uergs está entre as 74 instituições de ensino brasileiras que serão certificadas com o Selo ODS Educação em 2024. O anúncio foi feito recentemente pelo Instituto Selo Social, que concede a certificação. A cerimônia nacional de entrega do Selo será realizada no dia 20 de março de 2025, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O Selo ODS Educação é concedido anualmente para instituições de ensino que trabalham em prol da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em novembro, a Uergs submeteu 16 projetos à Plataforma do Selo, registrando um aumento em relação ao número de projetos enviados anualmente desde a primeira edição da certificação, em 2022. Todos os projetos submetidos este ano foram aprovados, de acordo com a professora Ana Carolina Tramontina, responsável pela inclusão dos projetos da Universidade na Plataforma.
A Uergs receberá o Selo pelo terceiro ano consecutivo. Na primeira edição, em 2022, a Uergs foi certificada por três projetos (um de pesquisa, um de ensino e um de extensão) e ficou entre as 17 instituições de educação públicas e privadas que receberam a certificação. No ano seguinte, a Universidade recebeu a certificação pelo cadastro de nove projetos.
A maioria dos 16 projetos cadastrados este ano trata de ações de extensão universitária, mas o conjunto também inclui dois projetos de pesquisa. Além desses, foram cadastradas ações realizadas pelo Departamento de Recursos Humanos voltadas ao corpo funcional, pois um dos requisitos para a certificação é a realização de ações com impacto interno.
Conheça as propostas cadastradas pela Uergs.
Saiba mais sobre o Selo e conheça os critérios para a certificação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A ONU e seus parceiros organizaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como forma de fazer um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses objetivos visam atingir a Agenda 2030 no Brasil e abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no país e no mundo.