Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Suplan se reúne com comunidade da Uergs Botucaraí-Soledade para traçar novos rumos para a Unidade

Publicação:

Reunião com prefeito eleito e 25 CRE na Uergs Botucaraí Soledade.
Reunião com prefeito eleito e 25 CRE na Uergs Botucaraí Soledade.

A vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Rochele Santaiana, esteve na Uergs Botucaraí-Soledade na quarta-feira (11/12) para reuniões com a comunidade universitária, com gestores e com empresários do município. O objetivo foi ouvir as demandas locais para subsidiar a proposta de criação de cursos novos que atendam às necessidades atuais de formação profissional na região do Alto da Serra do Botucaraí.

Rochele foi até Soledade acompanhada de uma equipe da Superintendência de Planejamento (Suplan) e do diretor de Assuntos Institucionais da Uergs, Aaron Vasquez. O diretor do Campus Regional 3, Samba Sané, também participou das agendas. 

Pela manhã, foram realizadas reuniões com funcionários docentes e técnicos administrativos da Unidade. À tarde, o grupo conversou com a coordenadora da 25ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sandra Grando, e com o prefeito eleito do município, Paulo Ricardo Cattaneo, que esteve na unidade acompanhado da futura secretária de Educação, Silvete Gheller, e de Elizete Loch, que será a secretária adjunta da pasta. Também houve reunião com empresários da área de Alimentos.

A Uergs Botucaraí - Soledade foi criada em 2014 a partir de solicitações da comunidade local. Desde a abertura, a Unidade oferta o curso de Gestão Ambiental e já abriu duas edições do curso de pós-graduação em Gestão e Sustentabilidade Ambiental.

De acordo com Rochele, o poder público e as diferentes entidades da região têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da Uergs no município, e agora buscam a oferta de cursos mais adequados às atuais necessidades de formação profissional. Nesse sentido, a Suplan está organizando um Grupo de Trabalho (GT) que realizará um diagnóstico para propor a criação de novos cursos, a partir dessa demanda. 

“Estamos elaborando esse diagnóstico pensando e priorizando um plano de recuperação da Unidade Botucaraí - Soledade, onde temos excelentes instalações, laboratórios de ponta, conquistados graças ao empenho de colegas da Unidade com recursos da Consulta Popular e investimentos da Região. Nesse sentido, esse GT trabalhará junto à comunidade, que quer a Unidade e valoriza muito a Uergs. Estamos trabalhando pela oferta de cursos que realmente atendam às necessidades dessa comunidade”, ressalta Rochele.

Participaram dessas conversas iniciais, que embasarão o diagnóstico, a coordenadora de Desenvolvimento institucional, Estéfani de Deus; a coordenadora de Avaliação Institucional, Marlene dos Santos; as coordenadoras de àrea das Ciências Humanas, Vânia de Melo, e das Ciências Exatas, Débora Endt; e o coordenador da área da Vida e Meio Ambiente, Marlon Vasconcelos.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul