Aumenta o número de projetos cadastrados pela Uergs para a certificação com o Selo ODS Educação
Publicação:
A Uergs cadastrou recentemente 16 projetos na Plataforma do Selo ODS Educação. A certificação é concedida anualmente para instituições de ensino que trabalham em prol da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Uergs participa da iniciativa e tem sido certificada desde a primeira edição, em 2022. Este ano, a Universidade registrou um aumento no número de propostas informadas.
O Selo ODS Educação tem abrangência nacional e reconhece os esforços das entidades comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e ambiental locais. Na primeira edição, em 2022, a Uergs foi certificada por três projetos (um de pesquisa, um de ensino e um de extensão) e ficou entre as 17 instituições de educação públicas e privadas que receberam a certificação. No ano seguinte, a Universidade recebeu a certificação pelo cadastro de nove projetos.
Na edição de 2024, o número de projetos inseridos na Plataforma pela Universidade quase dobrou. A professora Ana Carolina Tramontina, responsável pelo cadastro, acredita que a difusão do tema da Agenda 2030 e dos ODS, além das certificações anteriores, estimularam o envio de informações pelas pessoas que coordenam as iniciativas.
“A certificação da Uergs pelo Selo ODS foi um marco importante para nossa Instituição, não apenas pela conquista em si, mas também pelo impacto positivo que gerou entre os colegas. Esse reconhecimento tornou visível o alinhamento de nossos projetos com as metas estabelecidas pela ONU, reforçando o compromisso da Universidade com o desenvolvimento sustentável. O recebimento do selo também foi um incentivo para o engajamento dos colegas, que participaram ativamente do processo”, pontua a docente.
A maioria dos projetos cadastrados trata de ações de extensão universitária, mas o conjunto também inclui dois projetos de pesquisa. Além desses, foram cadastradas ações realizadas pelo Departamento de Recursos Humanos voltadas ao corpo funcional, pois um dos requisitos para a certificação é a realização de ações com impacto interno.
“Como os projetos de extensão geralmente envolvem a comunidade externa, suas atividades têm um impacto direto e tangível na sociedade, o que torna mais claro o alinhamento com os ODS. Por outro lado, é mais desafiador enxergar essa correlação de forma direta em projetos de pesquisa. Embora a pesquisa acadêmica também contribua de maneira significativa para o avanço dos ODS, muitas vezes suas implicações são mais abstratas e de longo prazo, demandando uma análise mais detalhada para que suas contribuições sejam reconhecidas e compreendidas. Acredito que possamos fazer disso uma oportunidade para repensarmos como podemos articular melhor a pesquisa com os ODS, promovendo uma maior integração entre as diferentes áreas de atuação da Universidade”, afirma Tramontina.
As informações sobre os projetos foram obtidas por meio de um formulário para a coleta de dados sobre as iniciativas que atendessem aos requisitos para o Selo ODS. De acordo com Ana Carolina, foram recebidas 27 respostas, mas só puderam ser cadastradas as ações com informações completas e finalizadas até o final do prazo de cadastro na Plataforma do Selo, encerrado no dia 31 de outubro.
Conheça as propostas cadastradas pela Uergs.
Saiba mais sobre o Selo e conheça os critérios para a certificação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A ONU e seus parceiros organizaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como forma de fazer um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses objetivos visam atingir a Agenda 2030 no Brasil e abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no país e no mundo.
Por: Daiane de Carvalho Madruga.
Mais notícias
- Reunião marcou o início de uma aproximação entre a gestão da Uergs e a nova equipe da administração municipal.
- Publicações estão disponíveis para download gratuito.
- Atividade em grupo durante Etapa Sul da Oficina
- A Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina, foi um dos pontos turísticos visitados pelo grupo.