Professora da Uergs recebe Comenda “Berço Farroupilha”

Roseli de Mello Farias
A homenagem foi concedida à professora Roseli Farias em razão das ações desenvolvidas na Uergs.

A professora Roseli Farias foi agraciada recentemente com a Comenda “Berço Farroupilha”, concedida pelo 31º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Rio Grande do Sul. Roseli é docente da Uergs nos cursos de Gestão Ambiental e de Agronomia, e desenvolve pesquisas e ações de extensão universitária na área de Fruticultura. A homenagem foi concedida em razão das ações desenvolvidas pela professora na Uergs.

Roseli de Mello Farias
Roseli de Mello Farias - Foto: Comunicação Social Brigada Militar/RS

A Comenda foi recebida durante uma cerimônia realizada em Barra do Ribeiro, no dia 28 de novembro, na Vinícola Laurentia World Wines. O 31º BPM tem sede em Guaíba e é responsável por outros cinco municípios: Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana.

Natural de Uruguaiana, Roseli é doutora em Agronomia - Fruticultura de Clima Temperado (UFPel), mestra em Fitotecnia - Fruticultura (UFRGS) e engenheira agrônoma (PUC/RS). A professora ingressou na Uergs em 2006 e atua na Unidade em São Borja, no curso de Gestão Ambiental, e no curso de Agronomia em diferentes unidades universitárias. Também desenvolve pesquisas na área da fruticultura, especialmente nas culturas de videira e nogueira-pecã, em parceria com a Embrapa. No campo da extensão universitária, Roseli desenvolve ações voltadas à produção de espécies nativas para a recuperação de áreas degradadas.

Roseli afirma que todas essas ações buscam evidenciar e disponibilizar tecnologias e formação de profissionais capacitados(as) para o manejo de pomares. Além disso, orientar sobre a condução dessas culturas para que sejam produzidas frutas de qualidade e com um bom rendimento dentro das premissas da sustentabilidade.

De acordo com a docente, o Rio Grande do Sul é um dos principais estados produtores de frutas, principalmente as frutíferas de clima temperado. “Sendo assim, há necessidade de buscar apoio da pesquisa para o desenvolvimento tecnológico, bem como a formação de profissionais que entendam e compreendam a forma de produção de frutíferas. Mesmo tendo vários desafios, como a transferência de tecnologias, manejos adequados e situações climáticas, os trabalhos na área da Fruticultura são de extrema importância, pois visam o conhecimento dessas culturas como alternativa à diversificação da propriedade rural”, afirma Roseli.

Para Roseli, a homenagem representa um reconhecimento do seu trabalho e dedicação por todos esses anos aos(às) estudantes da Uergs. Perguntada sobre a importância das mulheres ocuparem espaços e serem reconhecidas pela atuação na área das Ciências Agrárias, Roseli afirma que não se deve distinguir a mulher frente ao papel que o homem executa, pois ambos têm capacidade de desenvolver trabalhos equitativos de forma igualitária e isso é cada vez mais reconhecido na Área a que se dedica.

“As mulheres vêm ocupando seu espaço e reconhecimento como pessoas que atuam com capacidade e discernimento para produzir ciência e desenvolvimento tecnológico”, pontua.