Memória Institucional: comunidade é convidada a visitar espaço virtual e enviar registros sobre a história da Uergs
Publicação:
No início das comemorações pelo seu 20º aniversário, em julho deste ano, a Uergs lançou o Memorial Virtual e um vídeo que resgata fatos históricos sobre a origem da Universidade. O material foi organizado pela Assessoria de Comunicação da Uergs a partir de registros coletados pela Comissão Permanente de Memória Institucional. O trabalho é contínuo e conta com a colaboração da comunidade universitária e externa para o resgate de informações e arquivos que poderão compor o acervo.
O Memorial da Uergs está em uma página no site da Universidade, localizada no menu “Institucional”, onde estão reunidas a Linha do Tempo, a Galeria Virtual de Reitores(as) e o vídeo. A página também contém informações sobre a Comissão Permanente de Memória Institucional da Uergs, o objetivo do trabalho e contatos.
A Linha do Tempo apresenta a cronologia dos fatos mais relevantes da história da Uergs, desde a década de 80 até 2021. De acordo com a presidente da Comissão, Karine Martins, o grupo ainda está realizando pesquisas sobre os eventos marcantes ocorridos a partir de 2010.
Na Galeria Virtual de Reitores(as), além das fotos, há informações sobre o período de gestão, a formação e a experiência de cada pessoa que exerceu o cargo.
O vídeo reúne relatos coletados em entrevistas com pessoas que participaram da trajetória da Uergs desde que foi levantada a necessidade de oferta de Ensino Superior público e gratuito em diferentes regiões do estado. Entre os entrevistados estão egressos de cursos de graduação da Uergs que hoje atuam como docentes na Universidade. O material também é composto por imagens da comemoração do primeiro aniversário da Uergs. As entrevistas continuam sendo realizadas e a Comissão lançará outro vídeo contendo mais relatos.
Convite à comunidade
De acordo com Karine, o trabalho da área de Memória Institucional é contínuo e permanente e necessita da colaboração tanto de quem já atuou na Uergs quanto de quem ainda permanece na Universidade para que se possa localizar, resgatar e construir os materiais que integrarão seus acervos. “A Memória é alicerçada na história, mas ela não se limita a apenas relembrar o passado. Ela se utiliza dessas lembranças para sustentar a sua identidade e projetar seus valores, tanto interna como externamente, traçando uma rota para o futuro”, ressalta.
A comunidade pode colaborar enviando fotografias produzidas durante aulas ou eventos da Uergs, com temáticas diversas e em qualquer ano. O envio deve ser feito para o e-mail memoria@uergs.edu.br. Além das fotos, deve ser anexado ao e-mail o Termo de autorização para uso de imagem e envio de fotografia devidamente preenchido.
Trabalho da Comissão
Para coletar o material que já está disponível, a Comissão realizou pesquisas em arquivos próprios da Universidade, em sites de órgãos públicos, como o do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, em acervos de jornais, e por meio de depoimentos e entrevistas. Pessoas da comunidade também cederam fotos e arquivos.
Por ser um trabalho permanente, a Comissão segue se reunindo quinzenalmente e trabalhando na composição do acervo. Esse trabalho inclui a identificação, coleta, catalogação, organização e conservação de materiais de diversas fontes, tais como fotografias, vídeos, áudios, entre outros.
A equipe é composta por pessoas que integram o quadro funcional da Uergs e atuam nas áreas de Biblioteconomia, Comunicação e História.
Por: Daiane de Carvalho Madruga