Lançado o edital dos Programas Pibid e Residência Pedagógica

Logotipo do Pibid à esquerda, nas cores azul marinho, amarelo e vermelho; logotipo do Residência Pedagógica à direita, nas cores azul e verde.
As inscrições estarão abertas de 27 de julho a 5 de agosto.

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs (Proens) lançou nesta segunda-feira (20) o edital de bolsas do Programa de Residência Pedagógica (RP) e do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Ambos são voltados a estudantes de licenciatura e, este ano, serão ofertadas 264 bolsas. As inscrições estarão abertas de 27 de julho a 5 de agosto.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das novas ações da Capes e integra a Política Nacional de Formação de Professores por meio da vivência prática dos formandos em escolas de Educação Básica na segunda metade do curso de Licenciatura. O Pibid permite experiência semelhante aos alunos de licenciatura, porém de acordo com o novo edital, a participação só será possível a estudantes que estiverem na primeira metade dos cursos de Licenciatura.

“Os Programas Pibid e Residência Pedagógica são programas importantes para a Uergs, visto que qualificam a formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade, assim como as redes de ensino dos municípios em que a Uergs atuará”, avalia a coordenadora de Qualificação Acadêmica da Uergs, Percila de Almeida.

Na Uergs, o Pibid é coordenado pela professora Veronice Camargo e o Programa de Residência Pedagógica está sob a coordenação da professora Cristina Wolffenbüttel. Em cada Unidade onde houver oferta de um ou dos dois programas, haverá uma coordenação para cada iniciativa. As Unidades também poderão se agrupar em núcleos interdisciplinares.

Distribuição das Bolsas

O Pibid atenderá sete unidades da Uergs, sendo seis unidades com núcleos do Programa no curso de Pedagogia; um núcleo de Artes (para os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro); e um núcleo de Língua Portuguesa. No total, serão 144 bolsistas de Iniciação à Docência distribuídos nas sete unidades, além de 18 supervisores nas escolas contempladas pelo Programa.

O Programa Residência Pedagógica atenderá seis unidades da Uergs, sendo quatro unidades com núcleos do Programa no curso de Pedagogia, um núcleo de Artes (para os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro); e um núcleo de Língua Portuguesa. O RP selecionará o total de 120 bolsistas de Iniciação à Docência, distribuídos nas seis unidades, e 15 supervisores nas escolas contempladas pelo Programa.

Arquivos anexos