Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Cartilha produzida na Uergs orienta sobre o acolhimento e a inclusão de crianças com deficiências e transtornos nos abrigos temp

Publicação:

Imagem de uma mão segurando um celular, na tela do aparelho vê-se a capa da cartilha intitulada como "Possíveis caminhos para a inclusão e acolhimento de crianças com deficiência e transtornos nos abrigos temporários.”
O material está disponível para download.

O mês de maio, marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, foi um momento em que a Uergs se mobilizou para colocar à disposição da sociedade o conhecimento produzido em diferentes áreas como forma de apoiar quem precisa. Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) elaborou uma cartilha direcionada a quem estava atuando nos abrigos, com orientações para o acolhimento e a inclusão de crianças com deficiências e transtornos nos abrigos temporários.

A cartilha foi elaborada por integrantes do GPEPI, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, sob a coordenação da professora Helena Sardagna. Esse trabalho atende a uma necessidade identificada enquanto as pesquisadoras, que já têm experiência no campo da Educação, atuavam como voluntárias em abrigos de Novo Hamburgo e Canoas.

De acordo com as organizadoras, o objetivo do material é apontar caminhos possíveis para o encontro com o outro em um momento tão delicado como a situação acarretada pelas enchentes, enfatizando que cada pessoa é única. Com essa intenção, a cartilha apresenta orientações para a realização de momentos de escuta e para acolher as diferentes necessidades. O conteúdo também aborda a importância da disponibilidade para o atendimento de qualidade e para brincar junto, com atenção à segurança, respeito ao tempo de compreensão e particularidades de cada criança. 

O material está disponível para download gratuito neste link


Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul