Cartilha produzida na Uergs orienta sobre o acolhimento e a inclusão de crianças com deficiências e transtornos nos abrigos temp
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![Imagem de uma mão segurando um celular, na tela do aparelho vê-se a capa da cartilha intitulada como "Possíveis caminhos para a inclusão e acolhimento de crianças com deficiência e transtornos nos abrigos temporários.”](/upload/recortes/202407/02164759_137037_GD.jpg)
O mês de maio, marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, foi um momento em que a Uergs se mobilizou para colocar à disposição da sociedade o conhecimento produzido em diferentes áreas como forma de apoiar quem precisa. Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) elaborou uma cartilha direcionada a quem estava atuando nos abrigos, com orientações para o acolhimento e a inclusão de crianças com deficiências e transtornos nos abrigos temporários.
A cartilha foi elaborada por integrantes do GPEPI, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, sob a coordenação da professora Helena Sardagna. Esse trabalho atende a uma necessidade identificada enquanto as pesquisadoras, que já têm experiência no campo da Educação, atuavam como voluntárias em abrigos de Novo Hamburgo e Canoas.
De acordo com as organizadoras, o objetivo do material é apontar caminhos possíveis para o encontro com o outro em um momento tão delicado como a situação acarretada pelas enchentes, enfatizando que cada pessoa é única. Com essa intenção, a cartilha apresenta orientações para a realização de momentos de escuta e para acolher as diferentes necessidades. O conteúdo também aborda a importância da disponibilidade para o atendimento de qualidade e para brincar junto, com atenção à segurança, respeito ao tempo de compreensão e particularidades de cada criança.
O material está disponível para download gratuito neste link.
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