Uergs seleciona coordenadores(as) para o Sistema UAB na Universidade

Imagem com fundo branco. Ao centro, o logotipo da UAB, contendo uma forma ascendente na diagonal para a direita na cor azul e o texto UAB - Universidade Aberta do Brasil em verde.
Inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de novembro.

A Uergs passará a ofertar cursos de graduação por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) a partir de 2025. Para isso, a Universidade está lançando um processo seletivo de funcionários(as) do seu quadro para atuarem na Coordenação Geral e na Coordenação Adjunta da UAB na Uergs. O edital foi lançado nesta terça-feira (22/10). As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até 22 de novembro de 2024.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário ter experiência mínima de três anos no Magistério Superior e disponibilidade para atividades presenciais no Núcleo de Educação a Distância e nos polos UAB, quando necessário. Entre as atribuições da Coordenação estão as funções administrativas, financeiras e pedagógicas de todas as ações no âmbito do Sistema UAB, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados aos cursos. A Coordenação Adjunta atuará no apoio à Coordenação Geral.

Acesse o Edital da seleção.

Adesão ao Sistema UAB

A Uergs ofertará cursos de graduação nos polos da UAB localizados em Bagé, Cruz Alta, Gramado, Imbé, Nonoai, Passo Fundo, Porto Alegre, São Francisco de Paula, Três Passos e Venâncio Aires. Entre os cursos ofertados pela Universidade nessa modalidade estão previstas as graduações em Administração, Formação Pedagógica e Licenciatura em Matemática.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Uergs, Percila de Almeida, essa adesão ao sistema UAB possibilita a ampliação da oferta de cursos pela Universidade e a expansão do Ensino a Distância.

“Com isso, atendemos a uma demanda crescente por diversidade de oportunidades e inclusão educacional, especialmente em regiões onde o acesso ao Ensino Superior é limitado. A oferta pelo sistema UAB permite que mais estudantes, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso a uma formação superior potente, contribuindo para a formação de profissionais qualificados no estado. Além disso, a UAB oferece uma infraestrutura consolidada que facilita o desenvolvimento e a gestão de cursos EAD, garantindo a qualidade e inovação no ensino”, afirma Percila.