Uergs recebe homenagem no Grande Expediente da Assembleia Legislativa
Publicação:
Fernandes falou sobre a trajetória da Universidade, desde sua criação, em 10 de julho de 2001, que foi motivada pela reivindicação de movimentos sociais e uma das demandas mais votadas no Orçamento Participativo. “Na época, não tínhamos tantas universidades e institutos federais e o ensino superior no interior de estado era muito dificultado”, disse. Mencionou as dificuldades enfrentadas pela Instituição até chegar às conquistas como o Plano de Carreira, aumento do número de servidores, professores, e aumento significativo do número de acadêmicos, além da criação do Conselho Superior (Consun) e instalação do Campus Central. ”Mesmo diante de muitas dificuldades, a Uergs sempre esteve bem classificada nos índices de avaliação”, acrescentou.
Além de professores, acadêmicos, professores da Universidade e deputados, participaram do evento o secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cleber Prodanov, o reitor Fernando Guaragna, os pró-reitores Marc Richter, Silvia Bordin e Leonardo Beroldt e os coordenadores de área, Eduardo Pacheco e Eder Kinast.
Campus Central
A Uergs recebeu seu Campus Central por intermédio de instrumento jurídico com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) que permite o uso compartilhado pelas duas instituições, da área onde hoje funciona o Centro de Treinamento da Companhia.
Uma equipe da Universidade trabalha no projeto de construção de mais três prédios, com recursos oriundos de emenda paramentar no valor de R$ 13,5 milhões. O projeto do primeiro prédio já foi aprovado pelo MEC e teve parte deste recurso - R$ 3,5 milhões - liberado no início deste mês.
Matérias relacionadas:
Assembleia Legislativa do RS | Jeferson Fernandes destaca os 13 anos da Uergs e celebra retorno de investimentos