Uergs recebe autorização para sede própria
Publicação:
Na tarde desta quarta-feira (13), a reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul esteve presente na Casa Civil para assinar o termo de cessão de uso do prédio que será a futura sede administrativa da Universidade. O documento, assinado entre o Departamento de Patrimônio do Estado, através da Secretaria da Administração e a Uergs, determina o uso de forma gratuita e por tempo indeterminado do imóvel. O local, antigo prédio da Celic (Central de Licitações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul), tem cinco pavimentos e conta com uma área construída de 2.550 m², além de 1.800 m² entre depósito e estacionamento, está localizado na Avenida Farrapos, 151, no Centro de Porto Alegre.
O reitor da Uergs, Carlos Callegaro, afirmou que para a Universidade, a sede própria é um ato emblemático. “O prédio próprio nos dá mais legitimidade como universidade e firma a presença da Uergs no Rio Grande do Sul”, e acrescenta: “essa cedência do prédio demonstra a importância da Instituição para o governo do Estado”. Segundo o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, “com a sede própria, a Uergs mostra que esta cada vez mais firme”. Ele destaca que “esses atos, que fazem parte das ações de governo, servem para reafirmar isso”. O secretário da Administração e Recursos Humanos - SARH -, Elói Guimarães, falou que participar da assinatura do termo de cessão para a Uergs marcava um momento histórico, e acrescentou: “Sabemos que a casa, a sede própria de uma instituição é a estrutura que consolida sua existência”.
O próximo passo é a apresentação, para o governo, do projeto para obras de revitalização do prédio. Após a aprovação, o projeto será encaminhado ao Fundo Estadual de Gestão Patrimonial, da SARH, para que os recursos sejam autorizados. Com a sede administrativa própria da Uergs, o Estado irá economizar por mês, R$ 30 mil, valor pago pelo aluguel do imóvel atual, que está localizado na Rua Sete de Setembro, 1156.
Também participaram da assinatura os pró-reitores da Uergs, de Ensino, Eloy Garcia; de Administração, Celmar Oliveira; de Pesquisa e Pós-Graduação, Ricardo Rabenschlag e de Extensão, Júlio Bernardes; o secretário adjunto da SARH, Geniltom Macedo; o diretor do departamento de Patrimônio da SARH, Edir Pedro Domeneghini; a chefe da divisão do departamento de Patrimônio da SARH, Fátima Peres, além da diretora substituta do departamento de Projetos Especiais, Clarissa Azevedo; e do assessor jurídico, Alessandro Coletto, ambos da Universidade.
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.