Uergs recebe a mais importante honraria do Parlamento Gaúcho durante Grande Expediente na Assembleia Legislativa
Publicação:
A Uergs foi mais uma vez o tema de um Grande Expediente na Assembleia Legislativa. Na sessão que ocorreu na tarde desta quinta-feira (20), o reitor Leonardo Beroldt recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante honraria da casa, que é entregue uma vez a cada quatro anos pelas bancadas.
O tema de Grande Expediente, Uergs: educação pública de qualidade, foi proposto pelo deputado Zé Nunes (PT). De acordo com o parlamentar, é importante valorizar a Universidade Estadual nesse momento em que muito se fala em crise, “e pela importância da educação nesse momento histórico de anúncio de retrocessos nesta área”, justifica.
“Queremos valorizar a Uergs e mostrar a importância de uma Universidade Estadual como instrumento para ajudar o estado a sair da crise e superar os seus limites”, disse o deputado, que também citou a recente publicação do Atlas Solar do Rio Grande do Sul, pelo Grupo de Pesquisa em Radiação Solar e Ciências Atmosféricas da Uergs, como uma importante iniciativa no sentido de mostrar a qualidade das pesquisas e do ensino promovido pela Universidade.
Em seu pronunciamento Zé Nunes recordou o contexto político em que foi criada a Uergs, fruto da mobilização de movimentos populares, e salientou que a Universidade nasceu com um caráter regional, contando hoje com unidades em 24 município gaúchos. “Esta disposição geográfica não foi por acaso, mas por avaliação estratégica, como compromisso de abrangência regional e de contemplar a matriz produtiva do estado”, ressaltou.
O parlamentar também citou as restrições orçamentárias pelas quais a Universidade vem passando ao longo dos anos, o que dificultou sua expansão. “A nossa Universidade Estadual é uma instituição que tem sobrevivido a governos que têm na austeridade fiscal a maior meta”, disse.
Por fim, Zé Nunes falou sobre o futuro da Uergs, que está ligado ao futuro do Rio Grande do Sul e citou exemplos de ex-alunos que tiveram uma trajetória de sucesso a partir do ingresso na Universidade.
Para o reitor da Uergs, Leonrado Beroldt, receber a Medalha do Mérito Farroupilha representa o reconhecimento pelo parlamento gaúcho da contribuição da Universidade para o desenvolvimento do estado. “É um reconhecimento pelo serviço que a Universidade tem prestado para a Educação Superior e representa também um compromisso em manter a qualidade desse serviço”, ressalta o reitor.
O Grande Expediente é uma fase da sessão ordinária da Assembleia destinada a discursos mais longos e que costuma ter um caráter de comemorações e de homenagens. Compuseram a mesa da solenidade o presidente da sessão, deputado Pedro Ruas (PSOL), o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, o ex-reitor, José Clovis de Azevedo, o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ederson Gustavo Ferreira, o presidente da Associação dos docentes da Uergs (Aduergs), Luciano Andreattta, e a presidente da Associação dos Servidores Técnicos e de Apoio Administrativo (Assuergs), Rúbia Cristina Pereira, e o ex-prefeito de Cachoeira do Sul Neiron Vargas.
Durante a sessão, houve pronunciamentos dos deputados Catarina Paladini (PR), Gilmar Sossela (PDT) e Adão Villaverde (PT).
A entrega da Medalha foi precedida por uma apresentação musical dos professores do curso de Licenciatura em Música da Uergs em Montenegro Cristina Bertoni e Educardo Pacheco.
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.