Uergs lança cartilha com orientações para prevenção e cuidados com a leptospirose
Publicação:

Uma das consequências das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio é a incidência de casos de leptospirose no estado. Em razão disso, a Unidade da Uergs em Caxias do Sul lançou uma cartilha com orientações para evitar o contágio, especialmente nesse período em que a população está em contato direto com a água e a lama que podem estar infectadas pela bactéria Leptospira, transmitida pela urina de ratos infectados.
De acordo com dados do Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, já foram registrados mais de 240 casos da doença e 16 óbitos decorrentes, no período entre 2 de maio e 6 de junho. A taxa de letalidade da leptospirose pode chegar a 40% nos casos mais graves.
A cartilha traz explicações sobre a doença e as formas de transmissão e contágio. O material também apresenta os principais sinais e sintomas da leptospirose. Por fim, orienta sobre como deve ser realizado o diagnóstico e o tratamento. O material foi elaborado pela professora Cláudia Ogeda.
Mais notícias
- Foto de uma pessoa em pé sobre um palco, palestrando apoiado em um púlpito. À sua esquerda, há um painel com o título da palestra em Inglês “Public Policies for Organic Agriculture in Brazil”, informações sobre o palestrante e o logotipo da Uergs. .
- Foto de uma sala de aula onde estudantes estão organizados(as) em grupos em mesas redondas. Em primeiro plano um grupo de jovens que sorriem e interagem.
- Uergs participa do South Summit Brasil desde a primeira edição, em 2022.
- Foto colorida, vista de cima, de quatro estudantes estudando ao redor de uma mesa branca, com cadernos e um notebook.