Uergs implanta sistema de avaliação remota dos cursos pelo Conselho Estadual de Educação

Curso de Pedagogia do Parfor foi o primeiro da Uergs a ser avaliado de forma remota.

A Uergs foi a primeira entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul a retomar as aulas de forma remota, no ano passado, após a paralisação do ensino presencial para a prevenção à Covid-19. Este ano, a Universidade inovou mais uma vez ao planejar e implantar um sistema para a avaliação remota de seus cursos pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed). A primeira avaliação remota ocorreu no final de março e a previsão é de que, até julho de 2021, 15 cursos de graduação da Uergs sejam avaliados nesse formato.

A cada cinco anos, o Ceed avalia os cursos da Uergs para fins de reconhecimento. Para a elaboração dos pareceres, o Conselho considera itens relacionados à organização didático-pedagógica do curso, à formação dos docentes e às instalações da Unidade, entre outros. Tradicionalmente, a emissão do parecer ocorre após uma visita presencial do Ceed à Unidade.

Todos os cursos de IES brasileiras devem ser avaliados pelo MEC ou por secretarias estaduais de educação para que os diplomas tenham reconhecimento em território nacional. Por ser estadual, a Uergs é avaliada pelo Ceed. De acordo com a coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, Jaqueline de Matia, essas avaliações permitem que as instituições percebam suas fraquezas e possam investir na melhoria dos seus pontos fracos e na manutenção dos pontos fortes apontados nas avaliações, para que mantenham uma boa qualidade em seus cursos.

Para que a avaliação pelo Ceed fosse possível este ano, a Coordenadoria de Avaliação Institucional da Uergs propôs um modelo de organização dos itens necessários para que a avaliação pudesse ocorrer de forma remota. Assim, além de documentos, são compartilhadas com a comissão avaliadora as fotos da Unidade Universitária e é possível a realização de uma visita virtual por meio de uma videochamada. A estratégia demanda um trabalho em equipe com as unidades.

O primeiro curso a ser avaliado nesse formato foi a Licenciatura em Pedagogia do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores), da unidade em Osório. A chefe da Unidade, Janete de Matos, conta que colegas que atuam na Secretaria digitalizaram documentos como relatórios de estágio, trabalhos de conclusão de curso, diários e atas de colação de grau e de reuniões de colegiado, entre outros. Além disso, foi montado um portfólio digital com fotos das salas de aula, laboratórios, Biblioteca e área externa. A comissão de avaliação também teve acesso a amostras de projetos de Pesquisa e de Extensão. “Foi um trabalho de união e de envolvimento da Secretaria, coordenação do curso e docentes”, comenta.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Unidade em Osório, Carolina Gobbato, a organização e disponibilização desses portfólios foi fundamental. “O da Unidade, por apresentar as instalações e recursos físicos; e o do Curso, por compartilhar dados relevantes e ações significativas de Ensino, Pesquisa e Extensão que são desenvolvidas no Curso de Pedagogia, mostrando um pouco da vida e do cotidiano do curso. Compreendo que a avaliação dos cursos é um compromisso coletivo, que envolve os colegiados e a instituição como um todo”, pontua.

“Quanto melhor for o fluxo de comunicação entre unidades e Reitoria, assim como entre coordenação, docentes e discentes, entendo que melhor será a organização dos documentos e, consequentemente, mais exitosa poderá ser a avaliação do curso. Tendo em vista que, possivelmente, teremos outras avaliações que poderão ocorrer de forma remota, após essa primeira experiência de avaliação remota de curso, percebo que há processos administrativos que poderemos melhorar ainda mais, otimizando assim nossos esforços”, acrescenta Carolina.

De acordo com a coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, a iniciativa da Universidade na proposição e organização do processo de avaliação de forma remota foi elogiada por uma das avaliadoras do Ceed. Por meio de uma Resolução, o Conselho autoriza a realização das avaliações dos cursos da Uergs nesse formato enquanto durar o estado de calamidade pública de saúde no estado, provocado pelo Novo Coronavírus.

No primeiro curso avaliado em Osório, tivemos um diagnóstico positivo do modo como a Universidade organizou a avaliação remota e os avaliadores sinalizaram positivamente a iniciativa que pode inclusive servir de orientação para que outras IES que estejam com as renovações suspensas por conta da Pandemia possam retomar as avaliações”, relata Jaqueline.

A coordenadora acredita que essa organização poderá facilitar as avaliações futuras. “Ocorre que todo trâmite para solicitar a avaliação de reconhecimento ou renovação de reconhecimento se dá através do Proa [sistema digital para processos administrativos] e a Universidade também está migrando todos seus arquivos para a Nuvem através do projeto Uergs Digital. Essas ações poupam tempo e deslocamento dos avaliadores, o que pode agilizar futuramente as novas avaliações. Uma ação como essa nos possibilitou otimizar nas unidades a organização e arquivamento na nuvem que facilitará a organização dos próximos reconhecimentos”, conclui Jaqueline.

Por: Daiane de Carvalho Madruga