Uergs em Santana do Livramento recebe área da Fepagro
Publicação:
A Uergs recebeu, nesta quarta-feira, 8/1, uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), medindo 28,7 hectares, em Santana do Livramento. No terreno será construída toda a infraestrutura necessária ao funcionamento do curso de Agronomia.
O Termo de Cessão de Uso, por 20 anos, foi assinado pelo secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, e pela reitora da Uergs em exercício, Sita Mara Sant’Anna. Também participaram do ato, o presidente da Fepagro, Danilo Rheinhemer dos Santos, a diretora da Região 6 da Uergs, Lucia Silva, a diretora de Assuntos Institucionais da Universidade, Cristina Ostermann e a assessora de relações institucionais da Fepagro, Andrea Sá.
O titular da Sarh, Alessandro Barcellos, lembrou que a cedência dos imóveis articulada pela pasta faz parte do Projeto de Gestão de Ativos do Estado, o Otimizar. “Dentro deste projeto já realizamos cessões de uso para diversos órgãos e municípios, sendo que 70% destes bens cumprirão fins nas áreas de educação, saúde e assistência social. Com certeza este é mais uma das destinações que nos orgulha, por ser para um tema que é central para o governo, a educação”, relata.
O secretário Cléber Prodanov destacou a importância que a Secretaria da Administração teve no processo de cedência do terreno e também no encaminhamento do projeto do Plano de Cargos e Salários da Uergs, ainda em dezembro. “A Sarh foi sensível, teve esta visão de Estado e colocou o plano da Uergs como prioridade. Com isso conseguimos estancar um grande problema que é a saída de professores da instituição. A assinatura de hoje significa mais um passo importante, quando reorganizamos dentro do patrimônio os recursos que temos no próprio Estado”, elogiou.
A reitora em exercício, Sita Mara Sant'Anna disse que a conquista de um prédio próprio significa um grande incentivo para a Uergs expandir, não só enquanto estrutura física, mas também acadêmica. “Nossa missão é produzir conhecimento e nossa vontade é ampliar este papel oferecendo, futuramente, cursos de pós-graduação e mestrado”, projetou.
A Fepagro tem sido parceira da Uergs em muitos projetos e, neste caso, abre mão de uma área anteriormente utilizada pela Fundação, a fim de contribuir com o fortalecimento da Universidade. A partir da cessão de uso, a Uergs já poderá utilizar a área para fins de experimentos e práticas relacionados ao curso de Agronomia, além de iniciar os investimentos no local, seja com recursos próprios ou federais. De acordo com Cristina, o Projeto para captação destes recursos já foi apresentado ao Ministério da Educação (MEC).
São Luiz Gonzaga também recebe doação
Na oportunidade, foi assinado o Termo de Cessão de Uso de outro terreno - também de propriedade do Estado, para a Uergs em São Luiz Gonzaga. O documento foi encaminhado para chancela do secretário estadual de Educação. O imóvel tem mais de 56 mil m² e fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 4557.