Uergs em Cachoeira do Sul recebe doação de terreno da Prefeitura
Publicação:
Com a presença da reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), professora Arisa Araujo da Luz, do diretor regional do Campus 5, Benjamin Osório Filho, estudantes, técnicos e professores da Universidade, a Prefeitura de Cachoeira do Sul oficializou em ato na noite de quinta-feira (05) a doação de uma área de 75 hectares para a instalação de um complexo universitário para qualificar a Uergs e atender o curso de Agronomia na instituição. A área é localizada no Distrito de Três Vendas, onde funcionava o Patronato Agrícola Nossa Senhora da Conceição. A doação efetivada hoje foi autorizada pela Lei Municipal Nº 4162, de 2012.
No ato de assinatura para a doação, o prefeito Neiron Viegas lembrou da luta pela criação da Uergs, ainda na década de 90, conquista que foi efetiva em 2001, e a posterior luta para a vinda da Uergs à Cachoeira e do curso de Agronomia. O prefeito salientou a importância da cidade contar com uma Universidade pública, gratuita e com a qualidade da Uergs. Neiron também lembrou a vocação de Cachoeira para o setor agrícola e a necessidade da cidade formar profissionais para o desenvolvimento rural: “nossa cidade ainda é muito carente desses profissionais e a Uergs vem para ajudar a desenvolver Cachoeira”, lembrou o prefeito.
A reitora Arisa Araujo da Luz agradeceu o apoio da Prefeitura de Cachoeira do Sul e dos técnicos e professores da Uergs que se envolveram no projeto para a doação, e ressaltou que essa é a primeira doação que recebe como reitora da Universidade. “A Uergs nos ensina que, com o envolvimento e a união de todos, nós construímos uma boa universidade”. Egresso da Universidade, o vereador Vinicius Cornelli lembrou do perfil diferenciado de estudantes que a Uergs forma e da democratização do acesso à universidade pública. “A Uergs foi construída para que o filho do trabalhador também tivesse direito a estar na Universidade”. Atualmente, a Uergs destina, no mínimo, 50% de suas vagas para estudantes de baixa renda. O estudante do terceiro semestre de Agronomia, Patrick Lopes, representante discente no colegiado no curso, também agradeceu a Prefeitura pela doação, que vai oportunizar a qualificação do curso de Agronomia.
A Uergs
Em Cachoeira do Sul, a Uergs oferece quatro cursos: Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria; Administração – Rural e Agroindustrial; Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária Integrada; e Bacharelado em Agronomia. A Uergs é mantida pelo poder público estadual e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e tem campi em 24 municípios gaúchos. A Universidade reserva 50% de suas vagas para estudantes com baixa renda familiar e 10% para pessoas com deficiência. No último semestre (2014/01), ministrou aulas para 2.828 alunos em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, nas áreas das Ciências Humanas, da Vida e do Meio Ambiente, das Exatas e Engenharias.
Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cachoeira do Sul
Edição: Assessoria de Comunicação da Uergs
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.