Uergs e Colégio Júlio de Castilhos assinam Termo de Cooperação

Estudantes da Uergs atuarão como consultores em projetos de robótica no Colégio.

Termo de Cooperação permitirá a continuidade de atividades de Extensão iniciadas em junho deste ano no Colégio.

A Uergs e o Colégio Júlio de Castilhos firmaram uma parceria que permitirá que estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade apoiem atividades curriculares do Ensino Médio da escola, no âmbito da Extensão universitária. O Termo de Cooperação foi assinado na manhã desta quarta-feira (22) pelo reitor Fernando Guaragna, pela diretora do Colégio, Fernanda Gaieski, e pela coordenadora adjunta da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Iula Teixeira.

O Termo de Cooperação assinado hoje garante a continuidade das ações do projeto de Extensão “Automação além dos muros” no Colégio Júlio de Castilhos. Desde junho deste ano, estudantes de Engenharia de Controle e Automação e de Letras atuam no Projeto de Extensão que tem beneficiado outras quatro escolas públicas. De acordo com o coordenador do Laboratório de Automação da Uergs, professor João Peixoto, a continuidade das ações nas demais escolas depende de nova submissão e aprovação do projeto.

A parceria apoiará o Colégio Júlio de Castilhos no cumprimento de diretrizes curriculares do novo Ensino Médio que apontam eixos temáticos focados em tecnologias e mercado de trabalho. Por outro lado, oportuniza aos(às) estudantes da Uergs a atuação em atividades de Extensão universitária, em atendimento às novas novas diretrizes do Ensino Superior.

“Uma cooperação entre a Universidade e a Escola Estadual de Ensino Médio faz todo o sentido, pois a Uergs tem a tecnologia que o Ensino Médio necessita. E o Colégio não conta com docentes suficientes com o conhecimento tecnológico necessário para atender a demanda, mas possui o ambiente e o público-alvo que a Universidade busca, como atividade extensionista”, pontua João Peixoto.

“Essa parceria aprofunda uma relação e abre uma nova etapa do processo de curricularização da extensão dentro da Universidade. Os cursos de Exatas sempre relataram uma dificuldade em trabalhar a questão da Extensão e agora, com o novo regramento colocado pelo MEC, abriu-se caminho para novas experiências, novas oportunidades de conhecimento para que essas áreas do conhecimento consideradas mais ‘duras’ possam interagir com as escolas públicas”, afirma Fernando Guaragna.

De acordo com João, há um Plano de Trabalho específico para o curso de Engenharia de Controle e Automação, mas o Termo de Cooperação pode abranger outros cursos da Uergs.

“A realização de atividades de extensão universitária oferece espaços para que graduandos(as) retribuam à sociedade o seu aprendizado, suas competências desenvolvidas, bens ou serviços que possam ajudar pessoas ou entidades que necessitem. Isso contribui muito para formação do engenheiro, pois não são só máquinas que participam de sua vida profissional. Também haverá pessoas”, enfatiza o docente.

Ações no Colégio Júlio de Castilhos

O Termo de Cooperação tem vigência de seis anos. As ações terão início em 2024 e beneficiarão cerca de 40 alunos por ano. “Essa previsão de seis anos de execução dá a garantia de continuidade das ações e maior foco nas atividades a serem desenvolvidas”, avalia João.

As ações de Extensão realizadas no Colégio Júlio de Castilhos serão realizadas no turno inverso ao das aulas, como atividades extraclasse. Para participar, os(as) estudantes do Ensino Médio serão organizados em grupos geridos por docentes do Colégio. Esses grupos contarão com acadêmicos(as) da Engenharia de Controle Automação que atuarão como consultores, auxiliando no desenvolvimento de projetos de robótica. O objetivo é apoiar os grupos nos desafios apresentados ao longo do ano letivo.

“O Colégio Júlio de Castilhos é a maior escola estadual do Rio Grande do Sul e é um ponto de concentração de alunos que não necessariamente residem no seu entorno, mas vêm de várias partes de Porto Alegre. Desta forma, se atinge o município na sua abrangência. Este termo servirá como referência para outros termos que ocorrerão, uma vez que o projeto dê os resultados previstos, o que aumenta nossa responsabilidade e nos enche de orgulho de fazer parte disto”, pondera Peixoto.

Automação além dos muros

O projeto de Extensão “Automação além dos muros” promove consultorias semanais em grupos de estudo extraclasse. A consultoria é realizada por estudantes de Engenharia de Controle e Automação que contam com o suporte pedagógico de uma estudante do curso de Letras, também da Uergs.

Conheça as escolas estaduais de ensino Médio (EEEM) beneficiadas no segundo semestre deste ano com as consultorias semanais em grupo de estudo extraclasse:

E.E.E.M. Adelaide Pinto de Lima Linck, de Gravataí - desenvolvimento de projetos com uso de microcontroladores Arduino;

E.E.E.M. Profª Maria Sirley Vargas Ferraz, de Esteio - desenvolvimento de projetos de automação;

E.E.E.M. Morada Do Vale I, de Gravataí - desenvolvimento de projetos em controle e automação;

Colégio Estadual Rodrigues Alves, de Cachoeirinha - foco específico na participação de competições de robótica escolar;

Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre - desenvolvimento de lógica de programação e pensamento computacional com turmas regulares do Ensino Médio.