Uergs comemora 15 anos com festa marcada por homenagens e lançamentos
Publicação:
A Uergs comemorou seus 15 anos nesta segunda-feira (11) em uma celebração que reuniu estudantes, funcionários e professores no auditório do Campus Central, em Porto Alegre. O evento, que iniciou com apresentações artísticas, foi marcado por homenagens e lançamentos de livros e do novo site da instituição.
As performances artísticas foram apresentadas pelos estudantes dos cursos de Licenciatura em Dança e em Música, da Unidade em Montenegro. Os hinos nacional e do Estado foram executados pelo gaiteiro e professor do curso de Música, Júlio Pereira.
Fundada em 10 de julho de 2001, a Uergs está presente hoje em 24 cidades gaúchas, ministrando cursos de graduação, especialização e um mestrado. “Com 15 anos a Uergs já tem muito o que comemorar e o que lembrar”, disse a reitora, Arisa Araujo da Luz, no discurso de abertura.
A Universidade se volta neste momento para a expansão da pós-graduação e planeja a abertura de novos mestrados, além do curso que já está sendo ofertado em São Francisco de Paula. De acordo com Arisa, a Uergs está criando mestrados que atendam às demandas dos municípios e às vocações regionais, aproveitando a estrutura das Unidades e a expertise dos professores. “Além de atender aos planos de expansão da Universidade, contribuímos ainda mais para o desenvolvimento do Estado”, destacou.
A presidente da Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs), Ana Accorsi, falou sobre conquistas e o que ainda precisa ser feito. “A instituição tem sido geralmente definida por suas funções tradicionais de formação, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. No entanto, acreditamos que novas frentes de ação se impõem: a busca por excelência; a aproximação com seu entorno imediato e inserção internacional; a adoção de políticas ágeis de construção, adaptação e transferência de tecnologias para a sociedade e a criação e constituição de núcleos acadêmicos que sejam mais ágeis e flexíveis”, lembrou.
Rúbia Nichele, presidente da Associação dos Servidores do Corpo Técnico e de Apoio Administrativo (Assuergs), lembrou que a associação também está comemorando sua criação, que completa 10 anos em outubro, para discutir melhorias nos postos de trabalho além de se relacionar com a gestão e com o Sindicato dos demais servidores do Estado. “O diálogo permanente com a gestão da Universidade a legitima como entidade de representação dos funcionários”, destacou.
Representante dos estudantes no Conselho Universitário (Consun), Ederson Gustavo Ferreira falou em nome dos colegas. “Destaco a representação dos discentes em vários conselhos e parabenizo-os por ocuparem seus devidos lugares, inclusive na criação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que até o final deste ano deverá ser instaurado”, mencionou o estudante da Unidade em Tapes.
Lançamentos e homenagens
Durante a cerimônia foram lançados três livros: A cartilha das Mulheres, o livro Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade do Rio Tramandaí e o livro A Construção do Pibid-Uergs.
Na oportunidade, a Assessoria de Comunicação apresentou o novo site da Uergs que, mais moderno e responsivo, prioriza a prestação de serviços. O novo layout destaca as matérias e o calendário de eventos institucionais, além das informações sobre a graduação, extensão e pós-graduação e pesquisa.
A Cartilha das Mulheres é fruto de um projeto de extensão organizado pela professora Martha Narvaz, que propõe o combate às desigualdades de gênero. Na publicação, produzida pela Uergs e pela Coordenadoria Municipal da Mulher do Alegrete, há informações sobre os tipos de violência, medidas protetivas, criminalização, doenças e gravidez decorrentes da violência, telefones úteis e onde é possível realizar acompanhamento.
A obra que trata da biodiversidade na Bacia do Rio Tramandaí apresenta uma compilação de dados coletados de diferentes pesquisadores e instituições, com a intenção de contribuir para a gestão dessa região e estimular ações que propiciem avanços no conhecimento e na efetiva proteção da biodiversidade brasileira e, consequentemente, para a qualidade de vida das pessoas. As informações foram organizadas pelo professor da Uergs Ricardo Mello e pelo ecólogo e coordenador do Projeto Tramandahy Fase II Dilton de Castro.
Organizado pelas professoras Martha Hoppe e Sandra Lemos, o livro sobre a construção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade apresenta experiências dos bolsistas, estudantes e professores na gestão compartilhada entre a Universidade, as escolas que recebem o programa e as comunidades atendidas.
No momento dedicado às homenagens, foram entregues certificados de reconhecimento pela dedicação profissional aos funcionários com 10 anos ou mais de atuação na instituição. Também foram feitas homenagens aos ex-reitores José Clóvis de Azevedo (2001 a 2003), Nelson Fernando Boeira (2003 a 2007), Carlos Alberto Callegaro (2007 a 2010) e Fernando Guaragna Martins (2010 a 2014), além da ex-vice-reitora Sita Mara Sant’Anna (2010 a 2014).