Uergs promove Seminário sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, em parceria com Prefeitura de Cachoeira do Sul

Seminário foi realizado durante a 24ª Fenarroz.

A Uergs realizou, neste sábado (10/8), o 2º Seminário de Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, em Cachoeira do Sul. O evento, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), aconteceu durante a 24ª edição da Festa Nacional do Arroz (Fenarroz),  no Espaço Agrotec, no Ginásio da Fenarroz. A Uergs também mantém um estande na Feira.

O Seminário reúne universidades, agricultores, instituições e organizações locais e regionais com o objetivo de fomentar o turismo rural na região. Para isso, são apresentadas experiências de propriedades que já desenvolvem essa modalidade de turismo, a fim de ampliar o conhecimento sobre o processo de operacionalização, desafios e potencialidades.

A ação faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Uergs em parceria com a SMTEL desde 2022, quando a Universidade iniciou pesquisas para o mapeamento da oferta e demanda de produtos e serviços voltados ao turismo rural. O evento é coordenado pelos(as) docentes Chaiane Agne e Nilson Binda, da Uergs, e pela turismóloga Lívia Lima, da SMTEL.

A mesa de abertura do Seminário contou com a presença da prefeita de Cachoeira do Sul, Angela Schuch, do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e dos presidentes dos conselhos municipais de Desenvolvimento Rural (Comder) e de Turismo (Comtur).

Durante o evento, foram apresentados três cases de sucesso na área de turismo rural: o Recanto Aromas do Monte (Santa Cruz do Sul); o Sítio Pitangus – Hospedagem Rural (Novo Cabrais), e a Trilha Ecológica das Figueiras (Novo Cabrais).

Parceria com a SMTEL

Desde 2022, a Uergs desenvolve, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), pesquisas voltadas à definição do perfil do consumidor local e da Região, e ao mapeamento das atrações em propriedades rurais. Além disso, foram oferecidos cursos de capacitação pelo Programa Turismo Rural do Senar RS, com foco na qualificação de empreendedores(as) rurais para a diversificação econômica através do turismo.

Entrevista para rádio

Entrevista foi dada durante transmissão ao vivo.

Durante a 24ª Fenarroz, a Uergs foi pauta de uma reportagem transmitida pela Rádio Liberdade, da Rede Pampa. Na entrevista, o reitor e a professora Chaiane, coordenadora do curso de Administração, falaram sobre o papel da Universidade no desenvolvimento regional e sobre o crescimento do curso de Administração, especialmente no que se refere à ampliação da demanda da comunidade por mais vagas nessa graduação.

Ouça a entrevista:

RÁDIO LIBERDADE 10 08 24 (.mp3 7,92 MBytes)

Estande da Uergs na 24ª Fenarroz.