Uergs promove Seminário sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, em parceria com Prefeitura de Cachoeira do Sul
Publicação:

A Uergs realizou, neste sábado (10/8), o 2º Seminário de Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, em Cachoeira do Sul. O evento, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), aconteceu durante a 24ª edição da Festa Nacional do Arroz (Fenarroz), no Espaço Agrotec, no Ginásio da Fenarroz. A Uergs também mantém um estande na Feira.
O Seminário reúne universidades, agricultores, instituições e organizações locais e regionais com o objetivo de fomentar o turismo rural na região. Para isso, são apresentadas experiências de propriedades que já desenvolvem essa modalidade de turismo, a fim de ampliar o conhecimento sobre o processo de operacionalização, desafios e potencialidades.
A ação faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Uergs em parceria com a SMTEL desde 2022, quando a Universidade iniciou pesquisas para o mapeamento da oferta e demanda de produtos e serviços voltados ao turismo rural. O evento é coordenado pelos(as) docentes Chaiane Agne e Nilson Binda, da Uergs, e pela turismóloga Lívia Lima, da SMTEL.
A mesa de abertura do Seminário contou com a presença da prefeita de Cachoeira do Sul, Angela Schuch, do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e dos presidentes dos conselhos municipais de Desenvolvimento Rural (Comder) e de Turismo (Comtur).
Durante o evento, foram apresentados três cases de sucesso na área de turismo rural: o Recanto Aromas do Monte (Santa Cruz do Sul); o Sítio Pitangus – Hospedagem Rural (Novo Cabrais), e a Trilha Ecológica das Figueiras (Novo Cabrais).
Parceria com a SMTEL
Desde 2022, a Uergs desenvolve, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), pesquisas voltadas à definição do perfil do consumidor local e da Região, e ao mapeamento das atrações em propriedades rurais. Além disso, foram oferecidos cursos de capacitação pelo Programa Turismo Rural do Senar RS, com foco na qualificação de empreendedores(as) rurais para a diversificação econômica através do turismo.
Entrevista para rádio
Durante a 24ª Fenarroz, a Uergs foi pauta de uma reportagem transmitida pela Rádio Liberdade, da Rede Pampa. Na entrevista, o reitor e a professora Chaiane, coordenadora do curso de Administração, falaram sobre o papel da Universidade no desenvolvimento regional e sobre o crescimento do curso de Administração, especialmente no que se refere à ampliação da demanda da comunidade por mais vagas nessa graduação.
Ouça a entrevista:
Mais notícias
- Foto de uma pessoa em pé sobre um palco, palestrando apoiado em um púlpito. À sua esquerda, há um painel com o título da palestra em Inglês “Public Policies for Organic Agriculture in Brazil”, informações sobre o palestrante e o logotipo da Uergs. .
- Foto de uma sala de aula onde estudantes estão organizados(as) em grupos em mesas redondas. Em primeiro plano um grupo de jovens que sorriem e interagem.
- Uergs participa do South Summit Brasil desde a primeira edição, em 2022.
- Foto colorida, vista de cima, de quatro estudantes estudando ao redor de uma mesa branca, com cadernos e um notebook.