Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Reitora e pró-reitor de Administração estão em Brasília

Publicação:

Esplanada dos Ministérios.
Reitora está na capital acompanhada do pró-reitor de Administração.

Atualizada às 16h44 do dia 28/02/2018.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, e o pró-reitor de Administração, João Carlos Coelho Júnior viajaram para Brasília nesta terça-feira (27) para participar da reunião Administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), na quarta-feira (28). No primeiro dia na capital, a agenda dos gestores inclui, além de visitas aos gabinetes dos deputados da Bancada gaúcha em busca de emendas, uma reunião no Fundo Nacional da Educação (FNDE) para, entre outras demandas, solicitar a prorrogação do prazo para utilização dos recursos provenientes de emenda do senador Paulo Paim para a construção do Campus Central da Uergs, em Porto Alegre.

Confira a agenda em Brasília:

Terça-feira, 27 de fevereiro

No gabinete do deputado Marcon, Arisa recebeu, juntamente com o prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, uma emenda para a Unidade da Uergs no município. O deputado também indicou uma emenda para a Uergs em Três Passos. Arisa e João Carlos também estiveram nos gabinetes dos deputados José Luiz Stédile, Giovani Cherini e Maria do Rosário, solicitando emendas para a Universidade.

A deputada federal Maria do Rosário destinou R$ 100 mil em emenda para a Uergs. Os recursos do Orçamento da União de 2018 são para custeio da Universidade. "Nosso mandato tem compromisso desde sempre com a educação, ainda mais sendo pública, de qualidade e de inclusão dos gaúchos e gaúchas", destacou Maria do Rosário, que em 2016 e 2017 também investiu na Uergs.

Participam da reunião com o assessor da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Rodrigo Pimenta, a chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Cristiane Lohmann e o professor Eugênio Portela, da Uergs em São Luiz Gonzaga.

No início da noite, ocorreu, no plenário do Senado, uma reunião com os senadores gaúchos Ana Amélia Lemos, Lasier Martins e Paulo Paim. Na oportunidade, Arisa agradeceu pelas emendas já destinadas à Uergs e solicitou apoio para a continuidade do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que ainda não lançou novo edital.

Em reunião no gabinete do senador Paulo Paim, Arisa também solicitou ao senador apoio para a regulamentação do exercício da profissão de gestor ambiental, cujo processo está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Câmara. A reitora também agradeceu ao senador pelo apoio que sempre dá para Universidade, especialmente com a indicação da emenda da bancada exclusivamente para a Uergs, desde o início de seu mandato.

Ainda na terça-feira, o grupo visitou os gabinetes da senadora Ana Amélila Lemos e do deputado Afonso Motta.

Quarta-feira, 28 de fevereiro

O segundo dia de agenda da reitora e do pró-reitor na Capital Federal iniciou com uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Social. Em seguida, visitaram os gabinetes dos deputados Afonso Motta e Alceu Moreira, membros da CCJ, pedindo apoio ao pleito da regulamentação da profissão de gestor ambiental. O assessor do deputado Alceu Moreira, Celso Silveira, se comprometeu em levar a demanda para a Comissão até o dia 15 de março.

Arisa também conversou com o deputado Henrique Fontana e agradeceu pela destinação da emenda de R$250 mil para a Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul, que será utilizada para a reforma do prédio.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul