Projeto realizado na Uergs é uma das ações de campanha indicada a Prêmio do Banco Interamericano de Desenvolvimento
Publicação:
Atualizada em 09/09/2020 - às 9h46
Um projeto de Extensão desenvolvido na Uergs em Porto Alegre, que alia sustentabilidade ao auxílio a comunidades carentes na prevenção à Covid-19, ultrapassou as fronteiras do país e participou de uma importante premiação internacional. Recentemente, a campanha #PODPelaVida, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (SJCDH), foi selecionada como uma das seis finalistas do prêmio Super-Heróis para o Desenvolvimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Uma das ações da campanha é o projeto de fabricação de sabão desenvolvido na Uergs pelo curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
O projeto piloto “Mãos Solidárias”, de fabricação de sabão para distribuição a comunidades com pessoas em situação de vulnerabilidade, teve início em abril deste ano e envolve estudantes da Uergs e jovens dos Centros da Juventude Viamão, Cruzeiro e Rubem Berta, sob a coordenação da professora Lúcia Ries, da Uergs. Desde então, já foram fabricados cerca de 600 litros de sabão líquido distribuídos para comunidades de Viamão e nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A iniciativa é do Departamento de Políticas para a Juventude, da SJCDH, e da Uergs.
Lúcia salienta que, além da questão social, o projeto tem relevância ambiental, pois busca minimizar o impacto causado pelo descarte indevido do óleo de cozinha no meio ambiente.
“Desde o início das atividades, este projeto trouxe muitas gratificações: trabalhar com jovens carentes, ensinar a importância da química no dia a dia das pessoas, mostrar como pequenas ações podem contribuir significativamente para o gerenciamento de resíduos, agregando valor e preservando o meio ambiente e, sobretudo, como estas ações podem engajar a comunidade, jovens carentes e a Universidade. Só tenho a agradecer pelo convite e pela oportunidade de poder participar de um projeto de extensão tão nobre, do ponto de vista social, ambiental e econômico”, avalia a professora.
Na abertura das atividades do projeto, participaram da fabricação o ex-secretário Catarina Paladini; a diretora do Campus Regional I da Uergs, Adriana Abreu, uma das colaboradoras do projeto; e os estudantes Aline Rossoni e Ederson Ferreira, que atua no Departamento de Políticas para a Juventude da SJCDH.
Indicação ao Prêmio BID
Os Super-Heróis para o Desenvolvimento fazem parte de um esforço global do BID para melhorar o desempenho de projetos financiados pelo Banco. O objetivo principal é o aprendizado sistemático e a troca de conhecimentos. Nas duas edições anteriores, o prêmio recebeu mais de 200 propostas da América Latina e do Caribe. Em 2020, por causa da Covid-19, o BID decidiu reconhecer quem melhor está atuando para atenuar as consequências da pandemia.
Este ano, a campanha #PODPelaVida foi selecionada entre mais de 80 iniciativas desenvolvidas em toda a América Latina.
Saiba mais sobre a indicação ao prêmio e sobre a #PODPelaVida