Parceria entre Uergs e PUCRS promove o fortalecimento do turismo rural sustentável em São Francisco de Paula

O grupo iniciou as ações do projeto com visitas a propriedades rurais do município.

Durante este final de semana, um grupo de pesquisadores(as) está reunido em São Francisco de Paula para dar início às atividades de um projeto voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do turismo rural no município. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a PUCRS e a Uergs. Nesta sexta-feira (9/08) estão sendo realizadas visitas a dois empreendimentos rurais do município. No sábado (10/8), o grupo se reunirá na Uergs Hortênsias, com sede em São Francisco de Paula.

De acordo com a professora Patrícia Binkowski, da Uergs, São Francisco de Paula foi o território escolhido para a execução do projeto devido ao seu potencial para o turismo rural, que vem crescendo nos últimos anos na região, e é uma alternativa que possibilita o desenvolvimento regional através da geração de empregos, de renda, de atração de investimentos e de conservação ambiental. O principal objetivo é que o fortalecimento dessa modalidade de turismo ocorra por meio do uso de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável do Bioma Mata Atlântica e por meio da ampliação da conexão entre produtores rurais(as) e consumidores(as).

“O turismo rural atua como um indutor para gerar uma dinâmica positiva e integradora que se sustenta em uma rede de serviços turísticos e infraestrutura, que tem por objetivo incrementar a informação, a produção, a inovação e o consumo seguindo os parâmetros de sustentabilidade ambiental, social e econômica”, explica Patrícia.

Para Augusto Alvim, diretor do Instituto de Meio Ambiente e do Pró-Mata, da PUCRS, esse projeto fortalece a presença da PUCRS e da Uergs em São Francisco de Paula como coparticipantes em iniciativas que promovem o desenvolvimento regional sustentável. “Com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores em torno da temática comum, o planejamento de uma série de ações de pesquisa, comunicação e educação ambiental permitirá fortalecer a cadeia produtiva do turismo rural sustentável através do uso de novas tecnologias no Bioma Mata Atlântica”, afirma.

Parcerias

O projeto “A Cadeia Produtiva do Turismo Rural em São Francisco de Paula, RS: novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável do Bioma Mata Atlântica” é uma iniciativa da PUCRS, que consolidou uma parceria com a Uergs por meio do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) da Uergs Hortênsias. Nesse arranjo, pesquisadores(as) da Uergs passaram a compor a equipe a fim de agregar o olhar interdisciplinar local que o projeto demandava.

“Em um período de mudanças climáticas cada vez mais intensas e frequentes torna-se necessário o desenvolvimento, a inovação e o uso de tecnologias limpas e rentáveis para as regiões de abrangência das nossas universidades. Acredito que o melhor caminho para superar estes novos desafios sejam ações organizadas de forma cooperativa, sempre conectando a academia com a sociedade, empresas e setor público”, pontua Augusto.

Patrícia, coordenadora do projeto pela Uergs, ressalta a importância dessa parceria também para possibilitar o compartilhamento de conhecimentos entre equipes de pesquisa e docentes do PPGAS, além de oportunizar o desenvolvimento de estudantes do Programa, por meio da concessão de bolsas de pesquisas.

O projeto conta com o apoio de diversas entidades parceiras e associações, como o Conselho de Desenvolvimento Regional da Região das Hortênsias (Corede Hortênsias), a Reserva Particular do Patrimônio Natural Pró-Mata – PUCRS (RPPN Pró-Mata), a Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula, a Associação Pró-Turismo de São Francisco de Paula (Asturis), o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), a Associação de Produtores Sabor da Colônia Boa Vista e o Instituto e Agrovila Arca Verde.

Financiamento e resultados

A proposta foi aprovada no início deste ano para financiamento pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que fomenta ciência, tecnologia e inovação em instituições públicas e privadas.

Com um investimento de quase R$ 3 milhões, os resultados esperados incluem a formação de uma rede de turismo rural em São Francisco de Paula; o desenvolvimento de um selo que reconheça os parceiros dessa rede; o aumento do valor agregado aos produtos rurais; a proteção ambiental através do aumento do fluxo de turistas; a maior comercialização de produtos orgânicos regionais; e a atração de novos negócios inovadores e sustentáveis para o município.

Agenda

Nesta sexta-feira (9/08), os(as) pesquisadores(as) conhecerão a experiência de dois empreendimentos de turismo rural do município: a Fazenda da Cria e o Bolicho do Chapéu.

Por: Daiane de Carvalho Madruga