Nota de falecimento de Vinicius de Andrade Cordeiro, estudante de Música da Uergs
Publicação:

É com profundo pesar que a Uergs comunica o falecimento de Vinicius de Andrade Cordeiro, estudante do curso de Música - Licenciatura, da Unidade em Porto Alegre. Vinícius faleceu na sexta-feira (1º/11) aos 43 anos, vítima de um acidente de trânsito envolvendo uma moto e um patinete, em Porto Alegre.
Vinicius deixa um legado de dedicação e paixão pela música, sendo lembrado pelo seu talento e por sua presença amiga e inspiradora. A Uergs expressa sinceras condolências a familiares, amigos(as), comunidade universitária e a todas as demais pessoas que foram impactadas por sua vida.
Trajetória na Universidade
Vinicius atuava como músico e compositor e ingressou na Uergs no primeiro semestre deste ano. Na Universidade, o estudante atuava como monitor do componente curricular “Expressão Vocal”, ministrado pela professora Cristina Bertoni.
De acordo com Cristina, a passagem de Vinicius pela Uergs foi breve e significativa. “Sempre muito disponível, envolvido com tudo que se propunha fazer, amigo de todos, uma presença importante nos nossos encontros”, disse a professora.
“Eu particularmente me aproximei muito dele, que passou a ser o monitor do componente de Expressão Vocal, elaborando lindos arranjos das músicas que trabalhamos, participando ativamente, cheio de ideias e planos. Um aluno daqueles que sabemos já ser um colega de profissão, criativo, um compositor maravilhoso que todos devem conhecer. Percebendo tudo o que ele estava sendo e fazendo, imediatamente convidei o Vini para fazer parte da banda que formei para celebrar Rita Lee. Ele aceitou de pronto e fez a produção de uma música que compus para tocarmos no show da banda. Sinto que perdi um amigo, um futuro parceiro de trabalho. A vida segue, mas vai ser diferente sem o Vini”, complementa Bertoni.
O colega Bruno Mayer também se manifestou sobre a perda do colega que se tornou um amigo durante sua passagem pela Uergs:
“Mesmo que eu não o conhecesse tão bem quanto a família ou os amigos mais próximos, ele fazia com que isso não fosse uma barreira entre nós. E acredito que essa era a essência dele, ser direto e reto, sem firulas, com muito afinco em tudo o que ele engajava e se propunha a fazer. Perdemos um amigo; o céu ganhou um baita músico”, afirmou.
Mais notícias
- A imagem mostra o Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com destaque para a mesa diretora elevada, onde estão sentadas dez pessoas, entre homens e mulheres, lado a lado, voltadas para a plateia. Elas estão em cadeiras pretas, posicionadas atrás de um balcão de madeira escura, com o brasão do Estado ao centro.
- A imagem tem fundo verde escuro e apresenta elementos gráficos e textuais em branco. No lado esquerdo, há um desenho estilizado de uma árvore esguia e sem folhas, feita com traços finos contínuos. O tronco e os galhos superiores se estendem para cima, enquanto a parte inferior da árvore se conecta com as letras “pfcd”, desenhadas também com o mesmo traço contínuo da árvore. À direita da árvore e da sigla, está escrito, em letras maiúsculas e finas: “PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES”. No canto superior direito da imagem, há um efeito visual composto por pequenos pontos brancos que formam uma malha ondulada, criando uma sensação de profundidade e movimento. A composição tem um visual leve, moderno e orgânico, remetendo à ideia de crescimento e desenvolvimento contínuo.
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.