Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Nota de falecimento de Vinicius de Andrade Cordeiro, estudante de Música da Uergs

Publicação:

Vinicius de Andrade Cordeiro.
Vinicius de Andrade Cordeiro.

É com profundo pesar que a Uergs comunica o falecimento de Vinicius de Andrade Cordeiro, estudante do curso de Música - Licenciatura, da Unidade em Porto Alegre. Vinícius faleceu na sexta-feira (1º/11) aos 43 anos, vítima de um acidente de trânsito envolvendo uma moto e um patinete, em Porto Alegre.

Vinicius deixa um legado de dedicação e paixão pela música, sendo lembrado pelo seu talento e por sua presença amiga e inspiradora. A Uergs expressa sinceras condolências a familiares, amigos(as), comunidade universitária e a todas as demais pessoas que foram impactadas por sua vida.

Trajetória na Universidade

Vinicius atuava como músico e compositor e ingressou na Uergs no primeiro semestre deste ano. Na Universidade, o estudante atuava como monitor  do componente curricular “Expressão Vocal”, ministrado pela professora Cristina Bertoni.

De acordo com Cristina, a passagem de Vinicius pela Uergs foi breve e significativa. “Sempre muito disponível, envolvido com tudo que se propunha fazer, amigo de  todos, uma presença importante nos nossos encontros”, disse a professora. 

“Eu particularmente me aproximei muito dele, que passou a ser o monitor do componente de Expressão Vocal, elaborando lindos arranjos das músicas que trabalhamos, participando ativamente, cheio de ideias e planos. Um aluno daqueles que sabemos já ser um colega de profissão, criativo, um compositor maravilhoso que todos devem conhecer. Percebendo tudo o que ele estava sendo e fazendo, imediatamente convidei o Vini para fazer parte da banda que formei para celebrar Rita Lee. Ele aceitou de pronto e fez a produção de uma música que compus para tocarmos no show da banda. Sinto que perdi um amigo, um futuro parceiro de trabalho. A vida segue, mas vai ser diferente sem o Vini”, complementa Bertoni.

O colega Bruno Mayer também se manifestou sobre a perda do colega que se tornou um amigo durante sua passagem pela Uergs:

“Mesmo que eu não o conhecesse tão bem quanto a família ou os amigos mais próximos, ele fazia com que isso não fosse uma barreira entre nós. E acredito que essa era a essência dele, ser direto e reto, sem firulas, com muito afinco em tudo o que ele engajava e se propunha a fazer. Perdemos um amigo; o céu ganhou um baita músico”, afirmou.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul