Micro Usina Solar do Campus Central da Uergs

Micro usina solar fotovoltaica (MUSF) conectada à rede para o Campus Central da UERGS, localizado no centro da cidade de Porto Alegre/RS, e destinada principalmente à pesquisa e ao ensino.
A micro usina possui potência total de 30,41 kWp e está dividida em 3 arranjos distintos, sendo 2 arranjos instalados sobre telhado e outro no solo. Em função do número de arranjos e dos efeitos de sombreamento no local de instalação, a MUSF foi projetada para fazer uso de microinversores. A micro usina contém um total de 67 módulos, sendo 6 modelos de 5 fabricantes e diferentes tecnologias e especificações elétricas. O sistema utiliza 17 microinversores monofásicos de 1,5 kWp de saída, tensão nominal de 220V e 4 entradas com MPPT’S independentes, instalados embaixo dos painéis, utilizando a mesma estrutura de fixação dos módulos FV. Ao todo, há 25,5kW de potência instalada em microinversores, sendo que cada equipamento possui um fator de dimensionamento do inversor (FDI) em, no máximo, 75%.
Está em desenvolvimento um sistema próprio com maior controle dos parâmetros elétricos. O sistema simulado apresentou uma geração média de 2994 kWh/mês e uma taxa de desempenho de 76,1%, sendo considerado um valor adequado para micro usinas instaladas no Brasil. A variação no período analisado para os resultados da simulação em relação aos resultados reais, pode ter sido motivada principalmente pela diferença dos valores climáticos reais em comparação com o banco de dados utilizado pelo modelo computacional.
Projeto coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Haag (rafael-haag@uergs.edu.br).