Instalada Comissão Especial para a Uergs na Assembleia Legislativa
Publicação:
Objetivando promover a discussão e encaminhar soluções sobre o atual panorama da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a Assembleia Legislativa instalou, no dia 24 de novembro, a Comissão Especial para Acompanhar a Situação e os Rumos da Uergs. O deputado Catarina Paladini (PSB) é o presidente desta Comissão, proponente da criação do órgão técnico e eleito por unanimidade pelos parlamentares, na solenidade.
Uma das ações planejadas para a Comissão será a visita às 24 unidades da Uergs, distribuídas em sete regiões, para saber qual a real situação da Instituição.
No ato de instalação, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), deu posse aos membros da Comissão Especial (veja abaixo a constituição). Ele destacou a relevância dos trabalhos que serão desenvolvidos e lembrou que o Legislativo conta com uma importante história de apoio à Universidade. “Esta Casa, antes da criação da Uergs e depois desses dez anos, não faltou em nenhum momento com o compromisso com essa instituição. Nos últimos anos, a Casa não mediu esforços para que este projeto não retroagisse”.
O presidente da Comissão, Paladini, lembrou que, como representante oriundo do movimento estudantil, um de seus primeiros atos na Assembleia Legislativa foi o de intermediar, no início do ano, a contratação de 60 profissionais para a Universidade. À época, muitos estudantes o procuraram, apreensivos com a possível inviabilização do término de seus cursos, devido à falta de professores.
Fernando Guaragna, reitor da Uergs, agradeceu à iniciativa da Assembleia. De acordo com o reitor, “a Uergs precisa do apoio do conjunto da sociedade gaúcha. Nenhum estado do País pode se desenvolver com desequilíbrios regionais e a Uergs foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento regional sustentável, fomentando o equilíbrio do crescimento humano e educacional gaúcho. A Universidade é o melhor instrumento que o governo dispõe para afirmar este compromisso.”
Também se manifestaram durante a solenidade o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, representando o governador do Estado, Tarso Genro. Albuquerque destacou o empenho e compromisso do atual governo com a reestruturação da universidade e garantiu que o trabalho da Comissão Especial será relevante para tal intuito. “Ela ajudará o governo estadual a construir o melhor caminho para restaurar de forma definitiva a Uergs”, afirmou Albuquerque.
Confira a formação da Comissão:
Titulares
Deputados: Ana Affonso (PT), Jeferson Fernandes (PT), Marisa Formolo (PT), Maria Helena Sartori (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Ernani Polo (PP), Mano Changes (PP), Juliana Brizola (PDT), Alceu Barbosa (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Pedro Pereira (PSDB), além do presidente, Catarina Paladini (PSB).
Suplentes: Luiz Fernando Schmidt (PT), Raul Pont (PT), Valdeci Oliveira (PT), Giovani Feltes (PMDB), Marco Alba (PMDB), João Fischer (PP), Silvana Covatti (PP), Gerson Burmann (PDT), Gilmar Sossella (PDT), Aloísio Classmann (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB) e Heitor Schuch (PSB).
Funcionamento das comissões especiais
Conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, as comissões especiais têm o propósito de analisar matéria relevante não prevista entre as competências das Comissões Permanentes. A criação do órgão técnico deve ser aprovada pelo plenário. O prazo de duração para o funcionamento é de 120 dias, improrrogáveis, contados a partir da instalação. Ao final dos trabalhos, a comissão especial deve apresentar um relatório com vistas a regular legislativamente a matéria analisada ou encaminhar sugestões ao órgão competente.
A repercussão na imprensa:
CORREIO DO POVO - Taline Oppitz - 25/11/2011O SUL - Armando Burd - 25/11/2011
JORNAL NH - Comunidade - 25/11/2011RÁDIO COMUNITÁRIA - 25/11/2011
ZERO HORA - Rosane de Oliveira - 24/11/2011
TV ASSEMBLEIA - Jornal da Assembleia - 24/11/2011
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Geral - 24/11/2011
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Vanessa Canciam - 24/11/2011
PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - Fernando Crancio - 24/11/2011
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA - 24/11/2011
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.