Gramado ganha Laboratório de Estudos por meio de parceria com a Uergs
Publicação:
O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado ganhou nesta sexta-feira (29) um Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares (Leam). O novo espaço visa se aprofundar em questões importantes na fronteira do conhecimento e foi uma conquista da Prefeitura de Gramado através da parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
Durante a cerimônia de inauguração ocorreu a apresentação dos núcleos temáticos de pesquisa que estão presentes no laboratório. O Leam é uma espécie de aglutinador de várias instituições de ensino do Estado. Além da Uergs, integram o Laboratório a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
“Por enquanto essas são as instituições que participarão, mas o desejo é que ele se amplie e que novas universidades façam parte dessa proposta, que é inédita no Estado e uma das poucas do País”, disse Rafael Haag, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uergs. Ainda de acordo com Haag, a consolidação do laboratório só foi possível por uma provocação da Prefeitura de Gramado que iniciou através de conversas logo após a instalação do polo, em 2017.
A coordenadora do polo da UAB de Gramado, Maria Gorete Rodrigues da Silva, define o momento como um marco histórico para o ensino superior em Gramado. “A Universidade esta constituída em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Até então tínhamos uma atividade de ensino e de extensão. Mas não tínhamos ainda a pesquisa. Com a implantação deste laboratório, nós consolidamos um outro braço que constitui uma universidade que é a pesquisa. Para nós esse momento é um marco histórico”, finalizou.
Texto: Lucas Brito e Carlos Borges
Edição: Daiane Madruga