Empossado o primeiro reitor eleito da Universidade
Publicação:
Na tarde desta sexta-feira (5), na Secretaria da Ciência e Tecnologia, tomou posse como reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o professor doutor Fernando Guaragna Martins. Na cerimônia, que foi conduzida pelo secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, o reitor afirmou que “este é o momento de demonstrarmos o otimismo e a crença de que a Uergs será uma instituição de excelência e referência no Estado. Para isso o diálogo com as instâncias do Estado, tanto do executivo quanto do legislativo, será permanente”. Conforme Guaragna, a nova gestão irá cumprir os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. “Nossa proposta é de pacificação interna da Uergs. Precisamos de união pela Universidade”, destacou.
O secretário Macluf ressaltou que o momento é de celebração. “É um momento histórico, é a posse do primeiro reitor eleito pelo voto direto. Devemos celebrar a condução de todo o processo eleitoral, desde a votação até a transparência neste ato que estamos participando hoje. Entendemos que o lugar da Uergs é nessa secretaria, e ela é uma entidade que muito nos orgulha. Enquanto estivermos aqui, estaremos à disposição para ajudarmos no que for preciso”, completou o secretário.
Em seu discurso, o professor Callegaro falou sobre a satisfação e o orgulho de estar transmitindo o cargo e encerrando o processo tão almejado por todos da Universidade: a eleição de um reitor de forma direta. “Nesses quase quatro anos que estivemos à frente da Uergs, tivemos momentos maravilhosos e outros complicados, como toda instituição de ensino”. Callegaro destacou os momentos de sucesso como a abertura de concursos para docentes, a recondução do convênio com a Fundarte (Fundação de Artes de Montenegro), a criação do RGU (regimento geral da Universidade), a migração da Uergs para a secretaria da Ciência e Tecnologia, entre outros. “Estou orgulhoso por ter feito parte deste governo e por tentar acertar e fazer o máximo pela Universidade e pelo Rio Grande do Sul”, concluiu o ex-reitor.
Participaram da cerimônia, representantes do Ministério Público Estadual, da Cientec, da Fapergs, do Sinpro, do Conselho Estadual de Educação, os pró-reitores, professores e funcionários da Universidade, entre outras autoridades.