Comissão de Heteroidentificação divulga o resultado final da verificação de fenótipo dos(as) candidatos(as)

Foto de três estudantes negros sentados lado a lado, olhando atentamente para livros, com canetas nas mãos. A foto é da visão lateral deles, sendo duas mulheres nas pontas e um homem ao centro.
Participam do procedimento candidatos(as) a vagas nos cursos de graduação da Uergs que se inscreveram nas cotas de hipossuficientes negros(as) e pardos(as).

Atualizada em 12 de março, às 8h58.

A Comissão Provisória de Heteroidentificação da Uergs publicou o edital com o resultado final da verificação do fenótipo dos (as) candidatos(as) postulantes às vagas nos cursos da Uergs. O

O edital de convocação para verificação de fenótipo de candidatos(as) abrange quem se candidatou  a vagas nos cursos de graduação da Uergs nas cotas de hipossuficientes negros(as) e pardos(as). O procedimento ocorreu entre os dias 4 e 6 de março no Campus Central da Uergs e nas unidades universitárias do interior do estado. Os pedidos de recurso foram feitos entre os dias 7 e 8 de março.

O edital abrangeu tanto as pessoas que participaram do Processo Seletivo para Vagas do Ingresso Acadêmico de 2024 pelas notas do Enem, quanto as do Processo Seletivo Simplificado para Vagas Remanescentes conforme notas do Ensino Médio. Os(as) candidatos(as) podem comparecer em qualquer dos dias, dentro do horário estabelecido no edital.

Quem foi selecionado(a) para vagas dos cursos de graduação da Unidade em Porto Alegre teve que realizar a verificação de forma presencial no Campus Central. Já aqueles(as) selecionados(as) para vagas nas unidades do interior do estado tiveram que comparecer presencialmente na secretaria da respectiva unidade universitária, onde participaram de sessão por videoconferência com a Comissão, gravada via Google Meet.

Sobre os procedimentos de verificação de fenótipos

O procedimento de heteroidentificação é o momento presencial em que membros(as) da Comissão consideram os aspectos fenotípicos do(a) candidato(a), durante o qual há registro de imagem no intuito de documentar sua presença. A decisão da Comissão confirma se a autodeclaração apresentada como preto(a) ou pardo(a) é condizente com as características fenotípicas.

Durante o procedimento, é observado o fenótipo, marcado pelos traços negroides, relativamente à cor da pele (preta ou parda) e aos aspectos físicos predominantes como lábios, nariz e cabelos, critérios em consonância com o estabelecido no artigo IV da Lei n. 12.288/2010.

Não há entrevistas no momento da verificação de fenótipo e há uma equipe de apoio no local da aferição para fornecer as informações adicionais, além de uma sala de acolhimento para orientar a ordem de acesso à sala de verificação. O(a) candidato(a) deve se apresentar individualmente diante de três membros da Comissão, não sendo possível o acompanhamento por familiares ou amigos(as).

Conteúdos relacionados