Com investimento em identidade visual, Uergs pretende marcar presença no estado

A Universidade já investiu cerca de R$ 235 mil em placas de identificação e de sinalização na Capital e no interior do estado.

Foto colorida de uma guarita para entrada de carros, com paredes de tijolos à vista, telhado e portão azuis. Na fachada, placa em tons de verde e branco, onde se lê Campus Central, logotipo da Uergs e Brasão do Estado do RS.
Placas e totens instalados no Campus Central e em todas as unidades universitárias seguem o mesmo padrão visual.

Depois da renovação das fachadas das 23 unidades universitárias da Uergs, o Campus Central da Universidade, localizado em Porto Alegre, está recebendo placas de sinalização que indicam a localização das salas de aulas, dos laboratórios, dos prédios administrativos e da Biblioteca Central. A ação integra um projeto iniciado em 2020 pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Uergs, com o objetivo de dar mais visibilidade à Universidade nas diferentes regiões do estado onde a instituição está presente.

Desde janeiro do ano passado, as fachadas das unidades universitárias exibem placas e totens de identificação, todas com a mesma identidade visual. Paralelamente, foi elaborado pela Ascom junto ao Departamento de Projetos Especiais um padrão de pintura que passará a ser aplicado nas reformas.

Já no Campus Central, o trabalho foi dividido em duas fases: primeiro, foi realizada a sinalização dos principais prédios que já estão em funcionamento. Essa etapa foi concluída em janeiro deste ano. A segunda etapa aguarda a conclusão das obras de reforma do Campus para a instalação das demais placas de sinalização. Nessa fase também serão incluídos mapas de localização, considerando que a área é ampla e contará com diversos espaços de ensino e de pesquisa, além da Reitoria.

O projeto já recebeu um investimento de cerca de R$ 235 mil, oriundos da verba anual de Publicidade da Uergs. A publicitária da Universidade e coordenadora do projeto, Carla Dellagnese, explica que grande parte do orçamento destinado à Publicidade, que é de R$ 150 mil ao ano, costuma ser usada nas campanhas de ingresso discente na graduação, mas um adiamento do MEC no cronograma do Sisu em 2020 possibilitou a mudança na destinação do recurso.

“Esse era um desejo antigo nosso enquanto Ascom e também de gestões da Universidade, pois só havia uma placa de identificação da Uergs em cada unidade, mas sempre esbarramos em limitações orçamentárias para fazer algo maior. Porém, ao final de 2020, em função da pandemia de COVID-19, o MEC mudou o cronograma de realização do Sisu, adiando-o para meados de 2021 e possibilitando que utilizássemos parte da verba de Publicidade, que normalmente iria para a divulgação do ingresso discente, para outra ação de comunicação. Dessa forma, decidimos que era hora de tirar o projeto do papel”, conta a publicitária.

Assim, nas unidades universitárias, foram investidos cerca de R$ 180 mil, montante composto por parte dos orçamentos de 2020 e de 2021 para ações de Publicidade. Ao Campus Central, já foram destinados cerca de R$ 55 mil do orçamento para o ano de 2022.

“A nossa prioridade é atender à demanda da divulgação do ingresso discente e de demais materiais institucionais da Universidade, mas pretendemos avançar a cada ano com campanhas de divulgação envolvendo mídia externa, como outdoors, busdoors, entre outros, buscando dar cada vez mais visibilidade à Uergs em cada canto do nosso estado”, projeta Carla.