Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Carlos Callegaro toma posse na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Publicação:

1176235413posse-reitor2.jpg
1176235413posse-reitor2.jpg

Em uma solenidade realizada nesta terça-feira (6), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), tomou posse como reitor da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), o professor Carlos Alberto Martins Callegaro.

No seu discurso, o reitor agradeceu a Governadora e afirmou que a Uergs ocupa um espaço acadêmico muito importante no Rio Grande do Sul, e que isso se deve ao trabalho realizado nos últimos quatro anos. “Nós precisamos institucionalizar ainda mais a Uergs. Nós somos uma universidade e vamos viver no meio dela. Vamos fazer o possível para que a Uergs tenha uma posição de destaque no meio universitário estadual, nacional e porque não, internacional”, acrescentou Callegaro.

Quanto ao futuro, Carlos Callegaro afirmou que vai buscar fazer “tudo que for possível e que estiver ao meu alcance, dentro dos princípios legais, e da ordem que rege a educação no Brasil", e acrescentou ainda, que não deixará de tentar inovar.

A secretária estadual da Educação Mariza Abreu, falou em seu discurso que tem certeza que “o professor Callegaro vai enfrentar os desafios de uma universidade que ainda é criança no tempo de vida, mas que já se tornou uma referência no debate de ensino no Rio Grande do Sul”. Mariza afirmou, também, que tem a convicção que o novo reitor vai dar continuidade a trajetória do professor Boeira e irá aprofundar o trabalho desenvolvido em cada unidade da Uergs.

O professor Nelson Boeira, que esteve à frente da Uergs como reitor nos últimos quatro anos, agradeceu o governo de Estado e o professor Callegaro pelo processo de transição civilizado e democrático. Destacou o empenho das prefeituras, fórum dos Coredes, universidades co-irmãs, Conselho Estadual de Educação, entre outras instituições, na consolidação da Universidade, e agradeceu, também, o poder judiciário, que “com sua decisão, encontrou o caminho legal que garantirá a continuidade das atividades da Uergs durante o ano de 2007”.

Boeira ainda comentou que "sem a confiança e o apoio dos alunos, professores e funcionários não se teria chegado aonde se chegou. Tenho certeza que a administração que agora se inicia, está ciente dos desafios, e tem estratégias e métodos para avançar em uma direção com confiança e competência” , finalizou Boeira.

Estiveram presentes na cerimônia, a secretária de Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes; a secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro; o diretor-presidente da Procergs, Pedro Gabril; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Sônia Veríssimo; reitores de outras universidades, pró-reitores, professores e funcionários da Uergs, entre outras autoridades.
 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul