Biblioteca da Cientec é reaberta através de parceria com a Uergs
Publicação:
A Biblioteca da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) reabriu suas portas na manhã desta terça-feira (22), por meio de uma parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). A reabertura foi marcada por uma cerimônia com a presença de gestores e funcionários das duas instituições, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), à qual ambas estão vinculadas, e da Secretaria Estadual da Cultura.
Com um acervo bibliográfico que abrange diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico, a Biblioteca da Cientec estava fechada desde setembro de 2012, devido à aposentadoria das bibliotecárias. Por meio do convênio com a Uergs, os bibliotecários da Universidade catalogaram o acervo e passarão a atender ao público formado por empregados da Fundação, professores e estudantes da Uergs.
O presidente da Cientec, Daiçon Maciel da Silva, destacou que a parceria vai além da reabertura da Biblioteca, pois possibilitará ainda que alunos da Uergs atuem como bolsistas da Fundação, acompanhando os projetos de pesquisa, e que a Universidade amplie o desenvolvimento de pesquisas na área de tecnologia. “É um convênio que valoriza as instituições com a capacitação dos seus profissionais e efetiva os processos de gestão”, disse.
A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, ratificou que estas são inciativas que fortalecem as duas instituições, abrindo inclusive a possibilidade da oferta de um mestrado em conjunto, e a busca por um curso de doutorado. Ela também falou da importância das parcerias para a Uergs. “Todas são muito importantes, pois a Universidade precisa de parceiros para desenvolver suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão”, acrescentou.
Presente na cerimônia, o secretário estadual da Cultura, Victor Hugo, falou que este é um momento de superação, diante das dificuldades pelas quais o Estado está passando. “Que bom ver a Uergs e a Cientec, duas instituições públicas, dando respostas num ambiente de convergência, de colaboração e de resultados”, acentuou.
Estiveram presentes a diretora da Sdect, Suzana Perry, representando o secretário Fábio Branco, os pró-reitores da Uergs de Administração, Ismael Ramadam, de Extensão, Ernane Pfüller, de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho, o diretor executivo da Cientec e professor da Uergs, Marc Richter, o ex-presidente da Cientec, Paulo Roberto Lucho, a diretora do Sistema de Bibliotecas da Uergs, Lucy Anne de Oliveira e toda a equipe de bibliotecários da Uergs, e ex-biblitoecárias da Cientec, além de funcionários das duas instituições.
Biblioteca tem 70 anos e acervo de diversas áreas
Fundada em 1946, a Biblioteca da Cientec foi criada com o objetivo de dar apoio à pesquisa, projetos e demais atividades desenvolvidas na instituição, prestando também atendimento em nível nacional a entidades públicas e privadas, professores e estudantes.
Dispõe de um acervo bibliográfico composto por livros, periódicos, folhetos e normas técnicas que abrangem as áreas de Engenharia Agrícola, Civil, Eletroeletrônica, Mecânica, de Minas, Química, e Tecnologia de Alimentos.
Mais notícias
- Imagem com fundo verde escuro. Ao centro, sobre elipse verde claro, lê-se INGRESSO UERGS 2025. Ao redor, sobre 3 elipses brancas, há a ilustração de uma mulher cadeirante, um homem indígena e uma mulher negra.
- O início das aulas está previsto para abril de 2021.
- Equipe da Gestão 2024 2028 da Uergs.
- Ebook está disponível para download gratuito.