Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Artigo - Educação: um eterno esperançar!

Publicação:

Sobre uma mesa, um notebook transmite a imagem de um professor negro segurando um livro. Em sua frente, uma menina negra assiste a aula.
Dia 28 de abril é comemorado como o Dia da Educação.
Por Viviane Maciel Machado Maurente, professora do Mestrado Profissional em Educação da Uergs e presidente do NDE de Pedagogia

Em alusão ao centenário de Paulo Freire, escrevo esse texto ao dia da “Educação”, trazendo a palavra “Educações”. Por que educações no plural? Na visão desse educador, o ser humano se encontra em constante transformações e mudanças, onde várias educações farão parte de sua formação. Olhar para a inconclusão do ser onde a educação se dá durante toda a vida.

É pelas palavras esperança, escuta, diálogo, amorosidade, boniteza, comprometimento e confiança, que me permitirei pautar a educação nesse momento ímpar vivido. Como nos diria Paulo Freire, um “inédito que os educadores estão tornando viável”, entendendo as educações ao olhar a educação diferente de o que era para o que será após a pandemia do Covid 19. E será nessas palavras que pautarei a nossa educação.

Na perspectiva de ousar em refletir o que foi e o que será a educação, a palavra esperança nos faz acreditar que a educaçao é um processo de luta, afirmações políticas e pedagógicas, professores e professoras criando outro futuro, outra docência. A palavra escuta denota a intenção de nos permitirmos sermos escutados e em escutar o outro. O diálogo no ato de compartilhar o encontro dos homens mediatizados pelo mundo, a relação eu-tu. A amorosidade como potencialidade e uma capacidade humana de ser e estar no mundo, o compromisso com o outro. A boniteza em acreditar que a educação pode ser mudada, incrementada, que possui um compromisso ético e estético com o ser individual e social. O comprometimento ao entender a educação como uma ação construída sobre o pensar sobre, pensar sobre si e pensar sobre o objeto (mundo). E a confiança quanto ao sentimento de acolhimento, respeito, nos limites estabelecidos nas relações humanas, na crença nos homens.

Com essas palavras e o sentimento de luta, persistência, perseverança, amor pela docência e crença na capacidade de reinvenção e ressignificação da educação, parabenizo todos os colegas profissionais da educação da Uergs.

Trago comigo a esperança de que cada conhecimento transmitido possa tornar possível uma nova vida para nossos alunos na Uergs.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul