Uergs prepara programação de palestras voltadas ao desenvolvimento e à saúde mental dos(as) funcionários(as)

Uergs Transforma
Eventos ocorrerão em setembro e em outubro deste ano.

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Uergs e a Comissão de Apoio ao Desenvolvimento e Qualificação de Pessoas estão preparando uma série de palestras para a comunidade universitária, que acontecerão nos meses de setembro e outubro. Em setembro, serão realizadas duas palestras sobre temas relacionados à atenção à saúde mental e promoção da vida. Para outubro, está programada a Semana de Aprimoramento e Desenvolvimento 2024, para marcar o período alusivo ao Dia do(a) Funcionário(a) Público(a).

A primeira palestra será realizada no dia 16 de setembro com o tema “Sofrimento psíquico na Universidade: o que faz adoecer e como enfrentar?”. As ministrantes serão a professora Angela Marin, do Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educacionais-Sociais (Nefies) da Ufrgs, e a psicóloga Lutiely Parenza. No dia 25 de setembro, a professora Rita Cristine Severo, da Uergs, ministrará a palestra intitulada “Linguagens e diversidades: construindo pontes com o uso das palavras”.

Para o mês de outubro, estão programados três momentos para abordar assuntos relacionados à Satisfação no Trabalho. Esse assunto será o tema da palestra de abertura, que será ministrada por Sandro Bergue, doutor em Administração, no dia 21 de outubro. Na sequência, haverá uma palestra sobre carreiras sustentáveis, ministrada pela doutora Camila Muller no dia 22 de outubro. A palestra de encerramento dessa programação será sobre motivação no serviço público, ministrada pelo doutor Rodilon Teixeira.

A diretora de Recursos Humanos (DRH) da Uergs, Márcia Gomes, explica que o objetivo desses eventos é promover o desenvolvimento profissional, mas, além disso, o cuidado com quem atua na Universidade. “É um momento para voltar a olhar para as pessoas que trabalham na Uergs. Buscamos promover um momento de cuidado da instituição com as pessoas e também um momento de cuidado consigo mesmo”, declara.

Desenvolvimento e Qualificação em consonância com o PDI

A Comissão de Apoio ao Desenvolvimento e Qualificação de Pessoas foi instituída por meio da Portaria Interna 012/2024 e é constituída por funcionários(as) do Departamento de Recursos Humanos e do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI), vinculado à Superintendência de Planejamento da Uergs. O grupo atua na articulação e apoio às ações que já vêm sendo realizadas pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Uergs voltadas à formulação, divulgação e implementação de programas e projetos para o bem-estar social e potencial humano dos(as) funcionários(as) da Universidade.

Esse projeto do DRH e suas ações está relacionado ao cumprimento dos objetivos 5, 16 e 18 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uergs para  2022-2032.

De acordo com a diretora do DRH, a Comissão planeja eventos e ações de desenvolvimento alinhados não só aos objetivos do PDI, mas também à missão, à visão e aos valores da Uergs. “A sinergia de conhecimentos e experiências da equipe do DRH e do NDI/Suplan é essencial para o sucesso dessa comissão, que também trabalha em projetos específicos com outros setores. O evento de setembro, por exemplo, está sendo desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Qualificação Acadêmica, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proens)”, afirma Márcia.

Eventos para desenvolver e transformar

As ações promovidas em setembro e outubro integram uma série de iniciativas que buscam transformar a sociedade por meio do desenvolvimento das pessoas que trabalham na Universidade, funcionários(as) tanto do quadro docente quanto do corpo técnico e de apoio administrativo. Para isso, também estão sendo organizadas discussões com palestrantes renomados sobre temas atuais e relevantes não só para a Uergs, mas para a sociedade. Todas essas iniciativas integram um projeto intitulado “Uergs Transforma”.

“Vamos realizar atividades e eventos de capacitação relacionados ao trabalho, Administração Pública, saúde e bem-estar no trabalho, questões técnicas, desenvolvimento social, ações afirmativas e demais assuntos relevantes para a prestação de um serviço público de qualidade e que atenda às demandas da sociedade”, pontua Márcia.

Para 2025, já estão programados eventos para debater questões como diversidade e respeito às diferenças, que incluiem conversas sobre racismo e discriminação de gênero, entre outros temas relacionados.

Além disso, a 2ª Jornada de Capacitação, prevista para o primeiro semestre de 2025, abordará a sustentabilidade. Esse evento busca incentivar a cultura do Planejamento e as boas práticas de gestão. Para essa próxima edição, o objetivo é debater o conceito de sustentabilidade na ótica da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), trazendo exemplos e a discussão sobre o papel da Universidade especialmente diante dos objetivos que tratam do trabalho docente e do crescimento econômico; da saúde e bem-estar; e da paz, justiça e instituições eficazes.

Por: Daiane de Carvalho Madruga