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Uergs participa de Oficina de Sistema Brasileiro de monitoramento e avaliação de Educação Ambiental

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Atividade em grupo durante Etapa Sul da Oficina
Atividade em grupo durante Etapa Sul da Oficina

A professora Daniela Limberger representou a Uergs na etapa sul da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores, evento que integra o Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos de Educação Ambiental (MonitoraEA). A Oficina foi realizada de 26 a 28 de novembro na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, Santa Catarina.

O MonitoraEA é concebido, desenvolvido, planejado e operado pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea). As oficinas realizadas no âmbito do Programa têm o objetivo de subsidiar a construção de dimensões e indicadores de monitoramento e avaliação em risco climático, capacidade adaptativa e gestão da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea). No Rio Grande do Sul, a secretaria executiva da Ciea está na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Uergs integra a Comissão representada por Daniela desde 2017. 

De acordo com  a docente, a participação da Uergs na Ciea/RS é fundamental devido ao papel estratégico que a Instituição desempenha na promoção da Educação Ambiental e no desenvolvimento sustentável no estado. Daniela ressalta que, como instituição acadêmica na Comissão, a Uergs apresenta as perspectivas técnica e científica com base nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

“Formamos profissionais com consciência ambiental e conhecimento técnico para atuar em áreas como Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Educação.  Como instituição pública, a Uergs assegura que as demandas regionais e locais sejam ouvidas e levadas em consideração na formulação de políticas e diretrizes da Educação Ambiental, promovendo equidade no acesso e na participação, e contribuindo para a formulação de políticas públicas mais efetivas. A Universidade atua como parceira estratégica na implementação do Plano Estadual de Educação Ambiental (PlanEA), contribuindo para alcançar metas globais de sustentabilidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, pontua a docente.

 

Etapa Sul das oficinas

O evento realizado em Itajaí (Sul) encerrou o ciclo de oficinas que também ocorreram em outras regiões do Brasil, nas cidades de Belo Horizonte (Sudeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Aracaju (Nordeste) e Belém (Norte). “A etapa final da Oficina na Região Sul foi especialmente significativa, consolidando as contribuições dos estados anteriores e destacando os desafios enfrentados recentemente pela Região, como enchentes e questões climáticas”, destaca a professora da Uergs.

Participação do Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino
Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, esteve no evento.

A Oficina da Etapa Sul contou com a participação do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, e do secretário de Estado do Meio Ambiente de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta.

De acordo com Daniela, as discussões focaram na construção de indicadores de Educação Ambiental, refletindo sobre políticas preventivas e educativas essenciais para a adaptação e a resiliência climática, com atenção especial às populações mais vulneráveis. “Além disso, o encontro fortaleceu redes locais e regionais, promovendo a integração entre diferentes setores e criando estratégias contextualizadas para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Ao reunir as experiências e saberes acumulados em todas as etapas, a Oficina reforçou o papel da Educação Ambiental como ferramenta essencial para enfrentar crises climáticas e promoveu uma agenda de ações concretas para avançar na sustentabilidade e no enfrentamento de desafios ambientais”, avalia Daniela.

 

Próximos passos

Após a finalização de todas as oficinas, os indicadores nacionais de Educação Ambiental serão compilados por pesquisadores(as) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea). Esses dados consolidados embasarão as novas discussões e o desenvolvimento de políticas públicas para a área ambiental.

No Rio Grande do Sul, uma parceria entre a Uergs, a Sema e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoverá cursos de capacitação com o objetivo de ampliar o conhecimento e a atuação de quem tem interesse na Educação Ambiental.

“A Uergs terá um papel ativo na elaboração do tão aguardado Plano Estadual de Educação Ambiental, que há tempos se faz necessário no estado. Com sua expertise acadêmica e prática, a Universidade será uma força motriz para consolidar diretrizes e ações que fortaleçam a Educação Ambiental no Rio Grande do Sul, trazendo a urgência de avanços nessa área estratégica para atender às demandas sociais, ambientais e climáticas da região”, projeta Daniela.

 

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