Uergs lança pesquisa para conhecer a opinião da população gaúcha sobre a Universidade
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A Uergs lançou uma pesquisa para conhecer a percepção de diferentes segmentos da sua comunidade e da população gaúcha sobre a Universidade. O objetivo é gerar um diagnóstico que embasará os planos de comunicação e o posicionamento institucional para o fortalecimento da imagem da Uergs. O formulário está disponível até o dia 31 de outubro.
Essa é a primeira vez que a Uergs realiza esse tipo de pesquisa, também conhecida como pesquisa de reputação. A investigação está relacionada a dois objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da Uergs 2022-2032 ligados ao fortalecimento da imagem institucional e à atuação em âmbito local e global, aplicando os conhecimentos gerados na Universidade.
“Precisamos ter essa informação para trabalharmos a imagem da Uergs e planejarmos nossas estratégias de comunicação para fortalecer institucionalmente a Universidade frente à comunidade, aos gestores públicos e formadores de opinião”, explica Cristina Ostermann, integrante do Grupo de Trabalho responsável pela realização da pesquisa e chefe do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Uergs, setor vinculado à Superintendência de Planejamento da Universidade.
A pesquisa deve ser respondida pela comunidade interna e externa à Uergs. Integram a comunidade interna as pessoas do quadro funcional, tanto do corpo docente quanto do corpo técnico e de apoio administrativo, estudantes de graduação e de pós-graduação, além das pessoas que prestam serviços terceirizados à Universidade, e estagiários(as). Também é esperada a participação de pessoas que já concluíram os estudos na Universidade e da população em geral, que inclui as pessoas que não têm vínculo com a Uergs.
De acordo com Cristina, a participação do público externo na pesquisa é essencial. “A sociedade tem que estar percebendo a entrega de valor pela Universidade e, se a sociedade não está percebendo isso, temos que nos esforçar mais na entrega de valor ou comunicar melhor a nossa entrega de valor. Abrir esse espaço de diálogo e perguntar como as pessoas estão nos vendo e o que podemos fazer de melhor faz parte da nossa inserção na sociedade”, afirma.
A gestora também reforça que, obtendo as respostas tanto da comunidade interna quanto da externa, é possível ter acesso a percepções diferentes, o que contribui para que a Uergs possa atuar e se posicionar como uma Universidade de referência, inovadora e agregadora, como pretende o PDI 2022-2032.
A pesquisa é online, por meio do formulário que pode ser preenchido em aproximadamente cinco minutos. Os dados de quem responder são mantidos em sigilo.
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