Uergs inicia tratamento de documentos danificados pela enchente
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A Uergs designou, recentemente, uma Comissão responsável pelo tratamento dos documentos da Universidade, começando pelos danificados pela enchente de maio deste ano. Nesta terça-feira (03/9), houve a primeira reunião do grupo, no Campus Central da Uergs. O trabalho contará com a orientação e a supervisão do Arquivo Público do Rio Grande do Sul.
A Comissão estabelecida por meio da Portaria Interna 042/2024 é composta por funcionários(as) da Pró-Reitoria de Extensão, da Biblioteca Central e do setor de Protocolo, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Uergs. O trabalho inclui a recuperação, a guarda e o descarte de documentos, de acordo com os prazos de validade estabelecidos pela legislação vigente.
Os primeiros documentos tratados pela Comissão serão os atingidos pela enchente no Campus Central da Uergs. Em seguida, o grupo se dedicará ao tratamento dos demais documentos da Universidade. Para isso, a Comissão passará por uma capacitação ministrada pelo Arquivo Público do Estado.
“É um trabalho minucioso, que envolve a análise de cada arquivo, considerando o seu estado atual, sua possibilidade e pertinência quanto à recuperação e guarda. Todo esse trabalho se dará em alinhamento com a tabela de temporalidade de documentos do Poder Executivo Estadual”, afirma o pró-reitor de Administração da Uergs, Gabriel da Cunha.
A Uergs já recebeu do Arquivo Público do Estado um conjunto de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), instrumentos para recuperação de documentos e ventiladores para auxiliar no tratamento da documentação.
A Comissão é presidida pela bibliotecária Simone Semensato. Confira os nomes e a lotação dos(as) demais membros(as):
Bárbara Marianoff Vaz - setor de Protocolo/Proad;
Juliano Santos Oliveira - setor de Protocolo/Proad;
Valeria Lucas Frantz - Biblioteca Central.
O grupo conta também com o apoio da estagiária de Biblioteconomia da Biblioteca Central da Uergs, Mariana da Fonseca.