Uergs inicia tratamento de documentos danificados pela enchente
Publicação:

A Uergs designou, recentemente, uma Comissão responsável pelo tratamento dos documentos da Universidade, começando pelos danificados pela enchente de maio deste ano. Nesta terça-feira (03/9), houve a primeira reunião do grupo, no Campus Central da Uergs. O trabalho contará com a orientação e a supervisão do Arquivo Público do Rio Grande do Sul.
A Comissão estabelecida por meio da Portaria Interna 042/2024 é composta por funcionários(as) da Pró-Reitoria de Extensão, da Biblioteca Central e do setor de Protocolo, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Uergs. O trabalho inclui a recuperação, a guarda e o descarte de documentos, de acordo com os prazos de validade estabelecidos pela legislação vigente.
Os primeiros documentos tratados pela Comissão serão os atingidos pela enchente no Campus Central da Uergs. Em seguida, o grupo se dedicará ao tratamento dos demais documentos da Universidade. Para isso, a Comissão passará por uma capacitação ministrada pelo Arquivo Público do Estado.
“É um trabalho minucioso, que envolve a análise de cada arquivo, considerando o seu estado atual, sua possibilidade e pertinência quanto à recuperação e guarda. Todo esse trabalho se dará em alinhamento com a tabela de temporalidade de documentos do Poder Executivo Estadual”, afirma o pró-reitor de Administração da Uergs, Gabriel da Cunha.
A Uergs já recebeu do Arquivo Público do Estado um conjunto de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), instrumentos para recuperação de documentos e ventiladores para auxiliar no tratamento da documentação.
A Comissão é presidida pela bibliotecária Simone Semensato. Confira os nomes e a lotação dos(as) demais membros(as):
Bárbara Marianoff Vaz - setor de Protocolo/Proad;
Juliano Santos Oliveira - setor de Protocolo/Proad;
Valeria Lucas Frantz - Biblioteca Central.
O grupo conta também com o apoio da estagiária de Biblioteconomia da Biblioteca Central da Uergs, Mariana da Fonseca.
Mais notícias
- A imagem mostra o Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com destaque para a mesa diretora elevada, onde estão sentadas dez pessoas, entre homens e mulheres, lado a lado, voltadas para a plateia. Elas estão em cadeiras pretas, posicionadas atrás de um balcão de madeira escura, com o brasão do Estado ao centro.
- A imagem tem fundo verde escuro e apresenta elementos gráficos e textuais em branco. No lado esquerdo, há um desenho estilizado de uma árvore esguia e sem folhas, feita com traços finos contínuos. O tronco e os galhos superiores se estendem para cima, enquanto a parte inferior da árvore se conecta com as letras “pfcd”, desenhadas também com o mesmo traço contínuo da árvore. À direita da árvore e da sigla, está escrito, em letras maiúsculas e finas: “PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES”. No canto superior direito da imagem, há um efeito visual composto por pequenos pontos brancos que formam uma malha ondulada, criando uma sensação de profundidade e movimento. A composição tem um visual leve, moderno e orgânico, remetendo à ideia de crescimento e desenvolvimento contínuo.
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.